A Médica Veterinária Juliana Almeida recebe Título de Cidadã Juazeirense
A Câmara Municipal de Juazeiro aprovou o Projeto de Resolução Municipal nº 12/2025, de autoria da vereadora Jacqueline Gouveia, concedendo o Título de Cidadã Juazeirense à Dra. Juliana Almeida. Médica-Veterinária, mestre em Ciências Agrárias e doutora em Patologia Comparativa, Dra. Juliana construiu uma trajetória acadêmica e profissional de destaque que hoje impacta diretamente a vida de Juazeiro do Norte e de toda a região.
Uma trajetória internacional até Juazeiro
Nascida em Brasília (DF), Dra. Juliana iniciou sua graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotas (RS). Depois, voltou à capital federal, onde concluiu o mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (UnB), na área de reprodução de equinos.
Durante o mestrado, foi selecionada em um programa da CAPES/Fulbright e seguiu para os Estados Unidos, onde realizou seu doutorado na renomada Universidade da Califórnia, Davis (UCDAVIS), também com foco em reprodução equina.
Ao retornar ao Brasil, foi contemplada com uma bolsa de pós-doutorado na Universidade de Fortaleza (Unifor), onde também começou a dar aulas e chegou a ocupar a direção de um hospital veterinário universitário. Foi nesse período que conheceu o professor Jaime, reitor da Unileão, que a convidou para coordenar o curso de Medicina Veterinária em Juazeiro do Norte.
O encanto por Juazeiro
Segundo a doutora, a decisão de viver na cidade foi natural:
“A Unileão me encantou no primeiro dia de visita. A qualidade da estrutura e a preocupação com a formação de excelência me fizeram querer vir trabalhar na Instituição e morar aqui. Aos poucos fui me apaixonando por esta cidade.”
A recepção calorosa também marcou sua chegada:
“Fui muito bem recepcionada e acolhida por meus colegas de trabalho, meus chefes e pela cidade. As pessoas são gentis, acolhedoras e muito devotas a Deus e ao Padre Cícero. Aqui tenho qualidade de vida.”
Compromisso com a ciência e com a causa animal
Apaixonada por animais desde a infância, especialmente por cavalos, Dra. Juliana encontrou em Juazeiro espaço para unir sua formação acadêmica à defesa da causa animal.
“O Unileão me ouve e me respeita muito. Isso me permite criar projetos e trabalhar com animais de todas as espécies, especialmente os de rua, que se tornaram minha grande paixão.”
Entre as conquistas, ela destaca a nota de excelência no ENADE, que colocou o curso de Medicina Veterinária da Unileão em primeiro lugar no Ceará e entre as instituições particulares do Nordeste. Também participou da criação do Hospital Escola, hoje referência no atendimento 24h a animais de pequeno e grande porte.
Outro marco de sua atuação é a parceria com as prefeituras de Juazeiro e Barbalha para o cuidado com animais errantes. Além disso, lidera um projeto inovador de terapia assistida com animais de rua resgatados, que, após cuidados e adestramento, visitam hospitais e auxiliam na recuperação de pacientes.
A emoção da homenagem
Ao saber da aprovação do título, a doutora não conteve a emoção:
“Fiquei bastante emocionada, pois considero Juazeiro minha cidade do coração, é como se meu destino fosse vir parar aqui. Nunca imaginei que pudesse receber esta honra da cidade.”
Para ela, o reconhecimento é fruto de amor e dedicação:
“Esse reconhecimento me mostra que quando a gente ama o que faz, e trabalha com muita dedicação, sem esperar o reconhecimento, ele vem. O suor, a fidelidade à profissão… compensa.”
Gratidão e compromisso com Juazeiro
Em suas palavras finais, Dra. Juliana reforçou sua gratidão à cidade e à vereadora Jacqueline Gouveia, autora da homenagem:
“Esse título me engrandece e me honra. Pretendo passar o resto da minha vida honrando esta cidade que me abraçou. Me sinto muito abençoada por Deus, por Padre Cícero, pelos governantes de Juazeiro e por este povo tão amado. Só posso transbordar gratidão e não posso deixar de homenagear aquela que me viu além de uma coordenação de curso, a vereadora Jaqueline Gouveia. Ela é, sim, um anjo de Deus.”