Durante as atividades da PEC Nordeste, o CRMV-CE realizou uma extensa programação de serviços e palestras. A maior feira do Agronegócio do Norte e Nordeste teve a cerimônia de abertura realizada na quinta-feira (06/06), e já desde o primeiro dia, até o último dia da feira (08/06), a autarquia promoveu acesso a uma série de serviços em seu stand, quando os profissionais do setor de Registro & Cobrança atenderam os profissionais e a sociedade. No último dia foram promovidas ainda diversas palestras, dentro das atividades de dois Seminários de Responsabilidade Técnica, sendo elas o III Seminário de RT Para Médicos Veterinários e Zootecnistas 2024 e o inédito I Seminário de RT Para Médicos-Veterinários e Zootecnistas Recém-Formados 2024.
“Ficamos extremamente felizes com nossa participação no PEC Nordeste, o maior evento da Agropecuária do Norte e Nordeste brasileiro. Para atender nossos profissionais e a sociedade, contamos com um dia intenso de palestra, um Seminário Geral de RT e um específico para jovens veterinários e zootecnistas. Foi um grande sucesso e esses são os primeiros passos de um projeto de educação continuada que o CRMV-CE irá tocar durante todo o ano”, declarou o Presidente do CRMV-CE, Daniel Viana, que disse estar muito orgulhoso dos resultados, contatos, frutos gerados e respostas positivas que as ações da gestão vem recebendo.
Ao todo, foram 39 atendimentos do setor de Registro & Cobrança, ao longo dos três dias de evento. Entre as atividades realizadas no stand, estiveram o acesso a tira-dúvidas e diversos serviços do setor, como negociação de débitos, verificação de processos, orientação para cadastrar ART , registros de PF e PJ, entre outros.
Já nos dois Seminários de RT, foram discutidas temáticas como : Residência, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado: Pra onde devo ir; Áreas de Trabalho e Estratégias de Carreira para a Medicina Veterinária e Zootecnia; Terminei a faculdade e agora? O comportamento ético do Profissional em Início de carreira”; Por quê o mercado escolheria você? Imagem como diferencial”; Evitando a síndrome de esgotamento em Medicina Veterinária e Zootecnia; Atuação ética do Médico Veterinário e Zootecnista; Atualizações da legislação do Sistema CFMV/CRMVs; Resolução 1596/2024 - Diretrizes Gerais de Responsabilidade Técnica em Programas, Campanhas e Mutirões de esterilização cirúrgica de caninos e felinos domésticos com a finalidade de manejo populacional; e o Programa de Fiscalização CRMV/CE.
A Tesoureira do CRMV-CE e palestrante, Patrícia Facó, que também é Auditora Fiscal da Adagri, falou um pouco sobre o seu momento. “Apresentamos uma palestra sobre as áreas de atuação dos médicos-veterinários para colegas iniciantes na profissão e através dessa conversa, mostramos a ampla gama de áreas de atuação, o que o médico-veterinário e o zootecnista precisa estar observando para que consigam atingir os objetivos do mercado e as exigências da sociedade nos dias atuais. São grandes desafios e os profissionais tem que estar cada vez mais preparados”, disse.
Já Waleska Viana, Consultora de Imagem e Estilo, compartilhou importantes conhecimentos durante a palestra “Por quê o Mercado escolheria você ? “. “A sua imagem pode ser um diferencial. Contamos com dinâmicas e nossa ideia é que os profissionais aprendam a trabalhar sua imagem estrategicamente”, finalizou.
PEC Nordeste
De acordo com Emerson Pinto, Coordenador Geral do evento, o PEC Nordeste contou com um público alvo record. “Superamos todos os números que tínhamos prospectado, 27mil m² de eventos todo ocupado, com mais de mil stand comercializados, mais de 400 expositores, 14 segmentos do agronegócio”, afirmou.
Em sua vigésima sétima edição, o PECNORDESTE contou com uma programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 14 segmentos do Agro: Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura Caipira e Industrial, Bovinocultura de Corte e de Leite, Carcinicultura, Caprinovinocultura, Equinocultura Suinocultura, Fruticultura, Cajucultura, Floricultura e Paisagismo e Agroindústria, além do segmento PET, por meio da realização de palestras, mesas redondas e oficinas.
A feira foi promovida pela Faec, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar-CE), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e pelos Sindicatos Rurais. Em uma área total de 27 mil metros quadrados, mais de 500 empresas, instituições e produtores rurais participam do evento, onde expõem seus produtos em 1.140 estandes.