b4c31375 db57 43d7 be4e 69e08b0ed106

A defesa sanitária é um conjunto de medidas e práticas adotadas para prevenir, controlar e erradicar doenças em animais. Ela é crucial para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, a segurança dos alimentos de origem animal e a promoção da saúde

A defesa sanitária engloba ações como a vigilância epidemiológica, vacinação, controle de pragas e vetores, quarentenas, testes diagnósticos, entre outros. Seu objetivo é monitorar e agir rapidamente diante de possíveis surtos de doenças que possam afetar tanto animais quanto humanos.

Saiba mais:

- Ela Impede a disseminação de enfermidades contagiosas entre animais e, por consequência, para os seres humanos

- Garante que alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos, sejam seguros para o consumo humano.

- Promove a saúde e o bem-estar dos animais, evitando sofrimento e melhorando a qualidade de vida.

- Previne perdas econômicas significativas para os setores agropecuários e industriais devido a surtos de doenças.

- Na Saúde Pública, ao controlar zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos), a defesa sanitária reduz o risco de surtos de doenças em humanos, como a raiva e a gripe aviária.

- Ela garante ainda alimentos seguros e de qualidade, protege os consumidores contra intoxicações e infecções alimentares.

- Fortalece a economia local e global, evitando prejuízos financeiros causados por doenças em rebanhos e outras populações animais.

- Contribui para uma convivência mais saudável e harmoniosa entre seres humanos e animais, reforçando a importância da responsabilidade compartilhada.

O trabalho de médicos-veterinários é fundamental para o sucesso dessas medidas, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Artigos relacionados
...
Continue lendo...
A Diretoria, conselheiros e colaboradores do CRMV-CE parabenizam o presidente da instituição, Dr. Célio Pires Garcia, em nome de todos médicos-veterinários e ...
Continue lendo...
Ação acontece no grande Jangurussu, área que conta com 15% dos casos de dengue na cidade   A Prefeitura de Fortaleza iniciou, na manhã desta quarta-feira (2...
Continue lendo...