O Ministério da Saúde lança nota técnica informativa sobre a prioridade de vacinação contra influenzae de médicos veterinários. Estes estão entre os mais susceptíveis à adquirirem a influenza, pois além de serem profissionais da saúde, essa doença pode ser transmitida por animais aos profissionais Veterinários.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A vacina contra gripe é segura e é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. A produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

 

Artigos relacionados
Seguindo as orientações do Decreto nº 34.107, de 19 de junho de 2021, do Governo do Estado do Ceará que prorroga, no âmbito estadual, as medidas restritiv...
Continue lendo...
...
Continue lendo...
    No dia 15 de Junho, Dia do Patologista Veterinário, os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária dos Estados do Ceará (CRMV-CE), Maranhão (CRMV-MA), M...
Continue lendo...