Ação alerta sobre os riscos do consumo de produtos de origem animal, promove conhecimento e fortalece atividades de fiscalização


Orientar consumidores, produtores e comerciantes sobre a segurança dos alimentos de origem animal, além de identificar, apreender e inutilizar esses produtos e seus derivados sem procedência e fora das condições obrigatórias de conservação, manipulação e exposição em todo o Estado do Ceará. Com estes objetivos foi lançado, no último dia 04/09, o Programa de Proteção e Defesa dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (PROPOA), na Câmara Municipal de Fortaleza.

A ação do Programa Estadual de Defesa do Consumidor (DECON), proposta pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), atua em diversas frentes para alertar sobre o consumo de produtos inadequados de origem animal, passando pelos elos da produção até o consumidor final, como explicou a secretária-executiva do Decon e promotora de justiça Ann Celly Sampaio. “Estamos lançando o PROPOA e com ele vamos treinar o produtor, educar o consumidor e depois efetuar a legislação. Como se trata de saúde e segurança do consumidor, este precisar ser nosso fiscal, por isso, nossos interesse que ele tenha o conhecimento adequado para nos alertar”, afirmou.

Palestras, atividades de fiscalização e material educativo fazem parte do trabalho de defesa, realizado em parceria entre os órgãos. Carro-chefe da atividade, a cartilha denominada A Segurança Alimentar dos Produtos de Origem Animal traz, ainda, informações importantes sobre diversas temáticas como: garantias dos direitos do consumidor, vulnerabilidade de alimentos, doenças recorrentes ocasionadas pelo uso inadequado de produtos de origem animal, métodos de segurança na compra e medidas preventivas de manuseio. 
Foram abordados, também, os procedimentos a serem realizados caso o cliente encontre algum alimento contaminado, a importância do selo de garantia de qualidade, o papel dos órgãos públicos na defesa do consumidor e o direito à informação.

Daniel Viana, vice-presidente do CRMV-CE, lembrou que o Conselho cearense busca com essa parceria trazer luz a um assunto tão caro à sociedade.“A população ainda tem pouco conhecimento em relação a todas as necessidades de armazenamento e produção dos produtos de origem animal, o que os leva muitas vezes a fortalecer as ações de pessoas que trabalham de forma irregular, inadequada, expondo a população ao risco de contaminação, seja biológica, ou química. O programa vai trazer, além da parte da fiscalização, a orientação para que a população não só não faça o consumo desses produtos, mas adquira conhecimento de que os órgãos competentes estão disponíveis para responder as denúncias, encaminhas e coibir essas ações”, explicou. 
A ideia final do Programa é a de beneficiar a sociedade, ajudando na prevenção do consumo e distribuição de alimentos que podem acarretar graves danos à saúde dos consumidores. Entre os resultados também estão os benefícios ao meio ambiente, o combate à sonegação fiscal e o estímulo à regularização da cadeia produtiva no setor.

SOBRE O PROPOA

O PROPOA é fruto de convênio firmado entre o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), Programa Estadual de Defesa do Consumidor (DECON), Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará (SEAPA), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Tem como objetivos principais orientar os consumidores, produtores e comerciantes sobre a segurança dos alimentos de origem animal, além de identificar, apreender e inutilizar produtos de origem animal e seus derivados sem procedência e fora das condições obrigatórias de conservação, manipulação e exposição em todo o Estado do Ceará.

Cartilha - A Segurança Alimentar dos Produtos de Origem Animal

Galeria de fotos do Evento

Artigos relacionados
MCTI institui licenciamento para atividades de produção, manutenção ou utilização de animais para ensino ou pesquisa científica. 18 de dezembro de 2014 - O Min...
Continue lendo...
Hoje, 10 de dezembro, celebramos o Dia Internacional do Direito dos Animais, uma data dedicada a promover a conscientização sobre os direitos dos nossos amigo...
Continue lendo...
  O Presidente do CRMV-CE, Francisco Atualpa Soares Jr., participou na manhã desta segunda-feira (25/09), da Audiência Pública para divulgação do programa na...
Continue lendo...