Presidente do CRMV-CE esteve presente em evento de celebração da data

FAVET - 54 photo 23_zpsnljt6ikh.jpg

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, Dr. Célio Pires Garcia, participou da ação de celebração dos 54 anos de fundação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará, na manhã desta quinta-feira (23/03), no auditório Central da UECE. Na ocasião, foi realizada missa em ação de graças, além de homenagens ao centro de ensino aniversariante e corpo colaborativo.

A presença no evento do representante máximo do CRMV-CE teve como objetivo congratular a Favet pela data, além de prestar justo reconhecimento da importância dessa instituição na sociedade, que busca sempre a primazia no que toca a saúde e o bem-estar animal e humano, o compartilhamento, com excelência, do conhecimento específico da medicina veterinária e formação dos profissionais na área.

O Conselho cearense parabeniza a Faculdade de Medicina Veterinária da UECE pelos seus 54 anos de existência, desejando laços fraternos e longa vida ao centro de ensino, que tanto tem contribuído para a história da medicina veterinária cearense.

 

HISTÓRIA DA FAVET-UECE

A Favet foi instalada inicialmente no Centro de Fortaleza, onde funcionava o antigo Departamento de Biologia da Secretaria de Agricultura e Obras Públicas. No ano anterior, em 1962, a Faculdade de Veterinária fora criada, na forma de lei, resultado do idealismo de um pequeno grupo de médicos veterinários, liderado por Sylvio Barbosa Cardoso.

Em 1965, a Favet foi transformada em autarquia estadual vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Com a criação da Universidade Estadual do Ceará, em 1975, a autarquia foi extinta e a Faculdade foi incorporada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A partir de 1996, com a chegada de diversos docentes titulados em diferentes áreas, tornou-se imprescindível uma mudança estrutural no curso, a qual ocorreu somente em 1999 na gestão do reitor Manassés Claudino Fonteles e do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa José Jackson Coelho Sampaio.

Em 1999, sob a coordenação do Dr. José Ferreira Nunes, o curso foi denominado Mestrado Acadêmico em Ciências Veterinárias. Em 2000 foi criada a primeira turma de Doutorado e, logo em seguida, a CAPES aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV).

Em 2011, foi instalada a Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accyoli de Vasconcelos, no município de Guaiuba. E, mais recentemente, em setembro de 2016, foi instalado na Uece o Hospital Veterinário, o maior do Norte e Nordeste do país.

 

Artigos relacionados
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou, na última sexta-feira (07/10), o Seminário de Responsabilidade Técnica em Zoo...
Continue lendo...
Aguardando conteúdo....
Continue lendo...
  O CRMV-CE informa que estes são os últimos dias para você aproveitar o desconto de 10% (dez por cento), para o pagamento integral feito até 29/2/2024. Apr...
Continue lendo...