O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou na segunda-feira (26/02) a solenidade de entrega de Carteiras Profissionais de Fevereiro no Auditório da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Estadual do Ceará – UECE.
Na cerimônia, o presidente da instituição, Dr. Célio Pires Garcia, compartilhou os princípios básicos da entidade, composição da Diretoria e aproveitou para sanar dúvidas sobre questões como da vaquejada, da Leishmaniose Visceral Canina, mutirão de castração e consultas populares, além de informar sobre as etapas de instauração de processos Ético-Profissional-PEP e o combate aos falsos profissionais, em prol da sociedade.
Com objetivo de expor a importância do cargo de Responsável Técnico, comentou sobre suas atividades e dificuldades enfrentadas por este profissional em seus trabalhos. Foi relatado, também sobre os direitos e deveres da profissão, mencionando sobre a importância e obediência ao código de ética profissional.
Complementado o protocolo, os profissionais proferiram o juramento de acordo com a Legislação do CFMV, sendo entregue, logo em seguida, o registro da identidade profissional pelas mãos dos médicos veterinários Célio Pires Garcia (presidente), Daniel de Araújo Viana (vice-presidente), Ana Cristina Farias Moreira Ribeiro (Conselheira Efetiva) e Airton Alencar de Araujo (Professor da UECE e UFC).
Tarcíla Falção, médica veterinária recém-formada que participou da solenidade ,contou o que representa este momento. “Esse é um ciclo que se fecha, que possibilita o principal, o exercício da profissão. Representa também um momento de muita felicidade, conclusão de objetivo, que era chegar até aqui. Agora é saber que começa um momento de grande responsabilidade que é cuidar de vidas”, afirmou.
Já o Med. Vet. Elizandro Pinho celebrou o momento, contando que depois de anos de faculdade, em que passou por momento como greves, a celebração representa a realização de um sonho e que o objetivo agora é atuar e buscar se capacitar mais, seja através de um pós em cirurgia, ou mestrado.
A centésima sexta reunião de entrega das cédulas de identidades profissionais representa um marco na carreira desses profissionais, que agora poderão atuar dentro dos limites da Lei e com o respaldo do Conselho, em prol do fortalecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia.