O Dia do Médico-Veterinário no Brasil também foi celebrado no mês de outubro, em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Médicos-veterinários e outros profissionais da área foram homenageados na celebração que atendeu à solicitação dos deputados Missias Dias (PT), De Assis Diniz (PT), Antônio Henrique (PDT), Cláudio Pinho (PDT), Queiroz Filho (PDT), Leonardo Pinheiro (Progressistas) e Larissa Gaspar (PT). A data, em outubro, ocorreu após remarcação da Casa do Povo cearense. O Presidente do CRMV/CE, Daniel Viana, assim como membros da Diretoria do CRMV/CE, representantes de entidades públicas, políticos, médicos-veterinários e convidados estiveram no local.
Durante a ação, o presidente do CRMV/CE lembrou ainda que no dia 9 de setembro de 1933, por meio do Decreto n.º 23.133, o então presidente Getúlio Vargas promulgou o primeiro decreto que regulamentou a profissão e a atuação do médico-veterinário e o ensino da profissão no País.
Daniel de Araújo Viana revelou ainda que o órgão relaciona mais de cem possibilidades de atividade para os veterinários, profissionais que estão no “centro da saúde pública”, tendo atuado, inclusive, durante a pandemia de covid-19. Lembrou que os profissionais participam de todos os processos da cadeia de produção alimentar, até a chegada aos supermercados. “Nossa atuação é importante para a economia do País como um todo. Nós estamos no topo da produção de pescados, de aves, de leite e na produção de carne bovina. E nosso Ceará é hoje livre de febre aftosa, de vacinação. Então isso é um orgulho para a nossa profissão”, declarou.
O deputado Missias Dias destacou a importância desses profissionais no campo. Segundo ele, é necessário sempre haver um médico-veterinário qualificado, tecnicamente capacitado, para cuidar dos animais e, consequentemente, da saúde humana. “O médico-veterinário hoje cumpre um papel de prevenção à saúde humana, cuidando para que nós não venhamos a adoecer. Mas, mais do que isso, fortalece uma cadeia importante para garantir a soberania alimentar do nosso povo”, pontuou.
O parlamentar lembrou ainda da atuação dos médicos-veterinários no combate à febre aftosa nos rebanhos, garantindo maior segurança e saúde para os humanos que consomem carne bovina, por exemplo. “Mas, acima de tudo, dá uma garantia maior aos produtores terem um comércio mais adequado, capitalizando e com vendas para mercados externos. A febre aftosa traz consequências econômicas, e esse combate quem faz são o veterinário e a veterinária que estão lá em campo”, atentou.
O deputado De Assis Diniz, que também participou da solenidade, enfatizou que os médicos e médicas-veterinárias são parte importante no desenvolvimento da pecuária brasileira e cearense, sobretudo se pensar que atuam com base na ciência, na tecnologia e na inovação. “O médico-veterinário faz parte de todos os ciclos, razão pela qual reconhecer e homenageá-lo é parte da valorização. Mas essa valorização precisa ter um olhar técnico, profissional, com o engajamento que eles merecem”, disse. Destacou ainda que, atualmente, o Ceará vive um ciclo de desenvolvimento na agricultura e pecuária, e o reflexo do trabalho dos médicos-veterinários é o valor que se agrega ao que é produzido, além da valorização ainda maior da profissão.
Já a deputada Larissa Gaspar parabenizou as médicas e médicos-veterinários que atuam no Ceará, reafirmou o compromisso de lutar pelos direitos da categoria e destacou a importância da atividade desenvolvida para o bem-estar animal, agropecuária e garantia da qualidade dos alimentos de origem animal. “Profissional fundamental para a saúde humana, saúde animal e a preservação do meio ambiente”, afirmou.
Patrícia Gomes de Matos Teixeira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Sindagri) e do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado do Ceará (Sinvet), disse que o médico-veterinário não cuida apenas da saúde animal, mas dos seres humanos também. “Hoje falamos de saúde única, pois não existe saúde do humano sem cuidar do ambiente onde ele está. E o único profissional que está inserido em todo este contexto é o médico veterinário”, frisou.
O Governo do Estado foi representado na solenidade pelo presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar, que enalteceu a importância dos profissionais veterinários para a saúde da população, dos animais, dos rebanhos e destacou a importância do trabalho para o desenvolvimento do Ceará.
Vinte e quatro profissionais foram homenageados na solenidade. Entre eles, gestores de cooperativas, representantes de conselhos e de cursos de Medicina Veterinária, sindicatos, instituições de vigilância ambiental e médicos-veterinários, como a senhora Maria Helsyane Azevedo, primeira médica veterinária do Ceará.