7d5dee87 1047 401f ae2c e219d71470a6


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE) reafirma sua posição contrária ao ensino a distância (EAD) nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. Estamos juntos com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que defende que a formação nessas áreas deve ser realizada de forma presencial, garantindo a qualidade do ensino e a competência profissional dos futuros médicos-veterinários e zootecnistas.

O CFMV destaca que os cursos de saúde demandam atividades práticas e interações diretas que não podem ser plenamente replicadas em um ambiente virtual. A formação adequada de profissionais dessas áreas depende de um aprendizado teórico robusto aliado à prática supervisionada e experiências em campo, que são fundamentais para desenvolver habilidades essenciais e para a segurança na atuação profissional.

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) também tem lançado portarias que restringem o ensino a distância em áreas da saúde, reconhecendo a necessidade de uma formação presencial para garantir a qualidade e a segurança dos serviços prestados à sociedade. O MEC suspendeu até 10 de março de 2025 a criação de novos cursos de graduação a distância, novas vagas e polos de Ensino a Distância (EaD). A medida foi publicada em uma portaria no Diário Oficial da União no dia 07/06.

Acreditamos que, por meio do diálogo aberto e do esforço conjunto, é possível assegurar que a formação dos futuros profissionais de saúde animal siga padrões de excelência, beneficiando assim toda a sociedade.

Continuamos firmes em nossa missão de zelar pela qualidade do ensino e pela ética profissional, garantindo que os novos profissionais estejam devidamente preparados para as demandas e desafios da medicina veterinária e zootecnia.

Artigos relacionados
Presidente do CRMV-CE encaminhará documento ao Governador Camilo Santana se solidarizando com as reivindicações de médicos veterinários e fiscais agropecuário...
Continue lendo...
O CRMV-CE informa que nesta terça-feira (12/03), a autarquia não contará com expediente aberto ao público. A ação ocorre para promoção de capacitação continua...
Continue lendo...
Estão abertas inscrições para o concurso de oficial médico-veterinário do Exército Brasileiro. Ao todo, são duas vagas para esses profissionais e o processo s...
Continue lendo...