WhatsApp Image 2024 04 22 at 15.06.19

O CRMV-CE compartilha convite para participação de seus profissionais  no PROJETO DE PESQUISA “Percepção de médicos veterinários sobre o uso e indicação de antimicrobianos na clínica de pequenos animais no Brasil ”:

 

Saudações Sr(a) Médico(a) Veterinário(a)! Você está sendo convidado(a) a participar da pesquisa intitulada: “Percepção de médicos veterinários sobre o uso e indicação de antimicrobianos na clínica de pequenos animais no Brasil ”. A pesquisa é o projeto de mestrado da aluna Patrícia Câmara de Castro Abreu Pinto, no Programa de Pós Graduação em Clínica e Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense, Sob orientação da Professora Dra. Luciana dos Santos Medeiros e co-orientação do Professor Dr. Bruno de Araújo Penna.  A pesquisadora responsável pelo projeto é a  Professora Dra. Luciana dos Santos Medeiros e sua Instituição de origem é a Universidade Federal Fluminense. Endereço para contato do pesquisador: Rua Vital Brasil Filho, 64, Vital Brazil, Niterói, RJ. E-mail: luciana_medeiros@id.uff.br, Telefone: 21 98210-0479.

 

A pesquisa tem como objetivo geral avaliar a percepção de Médicos Veterinários do Brasil em relação às práticas de uso de antimicrobianos e identificar fatores que influenciam a prescrição. Essa avaliação se dará a partir das respostas coletadas pelo questionário divulgado. Serão utilizados recursos próprios para a avaliação dos dados. Para alcançar os resultados desejados precisamos que o(a) senhor(a) responda um questionário por intermédio de um formulário eletrônico, o qual levará em torno de 15 minutos. O (A) senhor(a) tem o prazo de sete dias para decidir se aceita ou não participar da presente pesquisa. 

 

O questionário foi dividido em quatro partes, a primeira parte tem como objetivo analisar dados demográficos como a idade dos participantes, tempo de formação acadêmica e níveis de especialização, a fim de elucidar sua interferência nos fatores que influenciam a escolha da antibioticoterapia. A segunda parte tem como objetivo avaliar a percepção dos médicos veterinários, comportamento de prescrição antimicrobiana e identificação de fatores que influenciam a prescrição. A terceira parte tem como objetivo avaliar o conhecimento dos médicos veterinários sobre antimicrobianos e a resistência aos antimicrobianos. E a quarta parte tem como objetivo coletar e identificar sugestões e estratégias para o uso consciente dos antimicrobianos, a fim de desacelerar a resistência aos antimicrobianos.

 

O preenchimento das questões de múltipla escolha é obrigatório, mas caso o(a) senhor(a) não queira ou não se sinta confortável em responder, a opção “prefiro não responder” estará sempre disponível. Enquanto isso, as questões discursivas não serão obrigatórias caso o(a) senhor(a) não queira ou não se sinta confortável em responder. 

 

Um risco que é comum a todas as pesquisas com seres humanos é o risco de quebra de sigilo, que pode causar constrangimento para os voluntários. Como medida para minimizar o risco, não será coletado o nome do participante, somente seu e-mail para que seja possível enviar aos participantes a cópia de suas respostas na pesquisa juntamente com o termo de consentimento assinado. Será garantido o anonimato dos participantes em todas as etapas da pesquisa. Julga-se, assim, que a privacidade e o sigilo das informações serão resguardados e busca-se garantir que sejam utilizados em conformidade com os objetivos deste trabalho. Para garantir a confidencialidade das informações geradas e a privacidade do participante de pesquisa, códigos serão usados para a identificação dos participantes do estudo. Além disso, uma vez concluída a coleta de dados, as informações serão guardadas em um computador pessoal com senha e não em nuvens. Além disso, existem outros riscos característicos do ambiente virtual, os quais não nos responsabilizamos por total confidencialidade. Como meios de amenizar o potencial risco de sua violação, o convite para participação na pesquisa quando enviado por e-mail, será individual, contendo um remetente e um destinatário ou então será enviado na forma de lista oculta.

 

Ressaltamos que assim que o(a) senhor(a) aceitar participar da pesquisa, terá acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de forma on-line, onde será possível expressar seu consentimento em participar ou não da pesquisa. Caso concorde em participar, será considerado anuência quando responder ao questionário da pesquisa e então lhe será concedido o acesso ao questionário. Destacamos a importância dos participantes guardarem nos seus arquivos uma cópia eletrônica deste termo de consentimento. Como já falado anteriormente, o participante precisará fornecer um endereço de e-mail para que seja possível o envio de uma cópia do questionário com o termo de consentimento. Reforçamos que e-mail não será utilizado para identificação de ninguém, bem como esse dado não será divulgado. Só será aceito somente uma resposta por e-mail. Assim que o questionário atingir o número limite de 1920 participantes, sendo 384 respostas por  região do Brasil (Nordeste, Norte, Centro-oeste, Sul e Sudeste), o mesmo será bloqueado para respostas. Assim como não será possível identificar os participantes, também não será possível excluir os dados da pesquisa durante o processo de registro / consentimento.

 

Acesso ao link da pesquisa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScktBrE7bZMJW_kv1cNPlGQhJ-VTCScOiB-A6NA2nPnX6dQZg/viewform

 

Link do vídeo de convite no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=WkIY_8xxC54

Artigos relacionados
      Com o intuito de fortalecer os estudos sobre as políticas de proteção ambiental no Ceará, O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ce...
Continue lendo...
Nesta quarta-feira (02/02), comemoramos o dia do Agente Fiscal. Parabenizamos todos os profissionais em nome da nossa equipe do CRMV-CE, composta pelos colabo...
Continue lendo...
🐕🦜🌱Dia 01/05 - Dia do Trabalhador!🐘🐴🐥 Sempre tem um médico-veterinário e zootecnista cuidando de você!  O CRMV-CE parabeniza todos os profissionais pelo seu...
Continue lendo...