46c10dc5 85bc 4beb bc02 0a7b367f602c

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), através do Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos (PESE), realiza no próximo dia 12 de abril a Capacitação de Médicos Veterinários para a Requisição de Exames de Mormo, em laboratórios credenciados no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

A inscrição para o curso é gratuita e será realizada no dia do evento. Os interessados devem chegar pelo menos 30 minutos antes do início previsto. O curso será realizado no auditório da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-CE), na Av. dos Expedicionários, 3442 – Bairro de Fátima, das 09 às 16 horas.

“A certificação deste curso é uma exigência do Ministério para a habilitação do Médico Veterinário e somente receberá o certificado aquele(a) profissional que permanecer do início ao fim do evento”, explica o diretor de Sanidade Animal da Adagri.

Sobre o Mormo

O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.

Os sintomas mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. A forma aguda é caracterizada por febre de 42ºC, fraqueza e prostração; pústulas na mucosa nasal que se transformam em úlceras profundas com uma secreção, inicialmente amarelada e depois sanguinolenta; intumescimento ganglionar e dispneia.

Os animais suspeitos devem ser isolados e submetidos à prova complementar de maleina, sendo realizada e interpretada por um veterinário do serviço oficial. A mortalidade dessa doença é muito alta.

*Mais informações:* Programa Estadual de Sanidade Equinae (Pese) - 85 99651.1010 l pese@adagri.ce.gov.br

Artigos relacionados
19 profissionais receberam documento para entrada legal no mercado de trabalho O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) reali...
Continue lendo...
  O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) parabeniza todos os Zootecnistas, profissionais responsáveis pela produção animal ...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) participou, através do vice-presidente da instituição, Dr. Daniel de Araújo Viana, da...
Continue lendo...