8834dd94 dac3 4d9b b4c8 c22f320ed6fd

Com o período chuvoso, o CRMV-CE reforça os cuidados que a população precisa ter contra a dengue e outras arboviroses, como a Zika e Febre Chikungunya. O primeiro semestre do ano com chuvas, é o período ideal para a proliferação dessas enfermidades.



“Neste período, é recorrente o aumento de doenças endêmicas como a dengue, zika e chikungunya. Não podemos baixar a guarda e devemos ter todos os cuidados necessários para promover nossa saúde e daqueles que tanto amamos”, declarou o Presidente do CRMV-CE, Daniel Viana.

 

O Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024, de acordo com dados do Ministério da Saúde, que reúne casos prováveis e confirmados, sendo 2.010.896 casos nas primeiras 11 semanas deste ano. O número de mortes confirmadas passa de 680.

 

Os médicos-veterinários, profissionais da saúde única, também atuam na saúde humana e tem papel preponderante no controle de zoonoses e doenças endêmicas, atuando como gestores e fiscais na área.



Como evitar


Para evitar as arboviroses é necessário combater os focos em objetos que acumulam água e locais propícios para a criação do mosquito transmissor das doenças, Aedes Aegypti. Como forma de reduzir riscos, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Use repelente


Caso vá para locais de grande concentração e incidência de mosquito, ou more em regiões perto de lagoas, locais com acúmulo de água, florestas, entre outros, use sempre o repelente.


Cães e gatos podem contrair arboviroses?


Cães e gatos não podem contrair arboviroses, mas o mosquito pode transmitir outras infecções para os pets, como a Dirofilaria immitis, zoonose responsável pela enfermidade conhecida como “Verme do Coração”.

Artigos relacionados
  Dentro das ações do Abril Laranja, o Presidente do CRMV-CE, Francisco Atualpa, concedeu entrevista ao Jornal O Povo para falar sobre maus-tratos a animais,...
Continue lendo...
Texto tem como objetivo normatizar a capacitação e emissão de certificado de aptidão dos responsáveis pelo bem-estar animal.         O Conselho Federal de...
Continue lendo...
Aguardando conteúdo....
Continue lendo...