14c4bb96 57f2 4dc0 a9b2 d48c31acf5c1

 

No início de novembro, o CRMV-CE realizou as primeiras ações da Campanha de Fiscalizações Técnicas e das Estruturas das Unidades Móveis de atendimento (Castramóveis) e projetos de castração físicas que estão sendo realizados por municípios e ONGs. Entre os dias 06 e 09/11, aconteceram fiscalizações na região do Paracuru, Paraipaba e São Gonçalo. Estiveram presentes no local equipe da autarquia composta pelo assessor técnico em fiscalização méd. vet Felipe Dourado e pelo agente fiscal Francisco Régis Muniz.

Na fiscalização do Município de Paracuru, realizada dia 06/11, foi constatado que o vetmóvel, equipamento público que será utilizado para realização de mutirão de castração de cães e gatos se encontra inoperante, estacionado na sede da Prefeitura e está aguardando verba para iniciar as operações, segundo os funcionários.

Já no município de Paraipaba, no dia 07/11/2023, foram fiscalizados estabelecimentos comerciais, além do vetmóvel e do abatedouro público municipal. Lá foi constatado que o vetmóvel se encontrava inoperante e não apresentava data definida para a realização de cirurgias de castração de cães e gatos, aguardando verba para iniciar, segundo funcionários da Prefeitura do Município. Em relação ao abatedouro, foram encontradas irregularidades higiênicas-sanitárias e também não havia Anotação de Responsabilidade Técnica homologada junto ao CRMV-CE, por isso, o CRMV-CE aplicou um auto de infração.

Em São Gonçalo do Amarante no dia 09/11/2023, o equipamento público se encontrava inoperante e segundo o Médico-Veterinário Dr. José Wagner, que acompanhou a fiscalização, o mutirão de castração de cães e gatos será realizado após a finalização de processo licitatório para compras dos materiais hospitalares.

Tanto em São Gonçalo, quanto em Paraipaba foi lavrado um termo de constatação, orientando aos municípios as necessidades quanto à realização dos mutirões, a exemplo da apresentação de projeto junto ao CRMV-CE e da disponibilização de um médico-veterinário responsável técnico nestes eventos.

O CRMV-CE aproveita para orientar os profissionais quanto às exigências legais para ocorrência dos mutirões de esterilização e da operacionalização dos equipamentos móveis. Tanto os municípios quanto as ONGs devem se adequar às exigências das legislações para dar segurança aos animais, tutores e à sociedade. Aos profissionais, fiquem atentos e denunciem quaisquer irregularidades.

Artigos relacionados
O edital possibilitará, apenas, inscrições para reposição de profissionais dentro das áreas exoneradas pelo Governo do Estado na instituição agrária. Com int...
Continue lendo...
36 profissionais receberam documento para entrada legal no mercado de trabalho   O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) real...
Continue lendo...
  O CRMV-CE divulga pesquisa  sobre Qualidade de Vida Profissional e Coping de Médicos-Veterinários da estudante de psicologia Alice Marceli da Silva Nunes, da...
Continue lendo...