WhatsApp Image 2023 07 19 at 10.14.01

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária ( CRMV-CE) lembra da importância de manter a vacinação de Pets em dia. A vacinação correta pode protegê-los contra doenças infecciosas que podem chegar aos animais por vírus, bactérias, entre outros microrganismos. A ação, além de proteger seus animais domésticos, protege você.

Algumas vacinas são obrigatórias, sendo essenciais para a saúde do seu animalzinho. Há também aquelas vacinas opcionais. Reforçamos que apenas o médico-veterinário pode definir o protocolo da vacinação do seu animal de estimação, tendo como base o estilo de vida, viagens em que o pet acompanha os donos e sua localização geográfica, entre outros critérios.

As vacinas para os animais de estimação essenciais são conhecidas como vacinas múltiplas ou polivalentes, v8 e v10, e a vacina anti-rábica.

As vacinas v8 e v10 protegem os cães de sete doenças consideradas graves: cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, leptospirose, adenovirose, coronavirose e parainfluenza canina.

Já para os gatos, as vacinas essenciais são aquelas que protegem contra o parvovírus felino (FPV), o calicivírus felino (FCV) e o herpesvírus felino 1 (FHV1). Para gatos de origem desconhecida, adotados já adultos ou animais de rua, recomendamos antes do início da vacinação, seja realizado o exame de sorologia para as doenças FIV/Felv Felina (vírus da Aids Felina e Leucemia Felina) devido à alta prevalência e gravidade dessas doenças para os felinos.

Em locais do mundo onde a infecção pelo vírus da raiva é endêmica, a vacinação contra este agente deve ser considerada essencial para ambas as espécies. Algumas dessas doenças são consideradas zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas para o homem.

As vacinas opcionais devem ser indicadas através da avaliação do médico-veterinário, de acordo com o risco de exposição e também pelo estilo de vida do animal de estimação. As principais são as da Leishmaniose, em algumas regiões ela é considerada essencial, devido às condições e o índice de animais infectados; a vacina contra Giárdia e da Tosse dos canis.

Artigos relacionados
  Hoje os 17,5 mil zootecnistas brasileiros comemoram os 50 anos de regulamentação da sua profissão no País. A Lei nº 5.550, publicada em 4 de dezembro de 1968...
Continue lendo...
🐕🦜🌱Dia 01/05 - Dia do Trabalhador!🐘🐴🐥 Sempre tem um médico-veterinário e zootecnista cuidando de você!  O CRMV-CE parabeniza todos os profissionais pelo seu...
Continue lendo...
O CRMV-CE informa que amanhã (08/12), a autarquia contará com expediente ao público reduzido, de 8h às 11h30. A ação possibilitará manutenções internas. Volt...
Continue lendo...