282AC4A4 41E0 4AA2 BB20 D78F7D5E40EA

 

Após esperarmos quatro anos para a grande festa do futebol mundial, eis que chegam os dias derradeiros para que possamos expressar toda a nossa brasilidade, nos reunindo com familiares e amigos, para torcer pelo Brasil e nossos jogadores. A festividade é bem-vinda, mas, para aqueles que tem pets é necessário que sejam tomados alguns cuidados para que os animais que convivem conosco durante todo o ano não passem por situações de estresse.

“Quando falamos de cuidados específicos com os pets durante a copa, temos que atentar principalmente para duas coisas, os barulhos, a exemplo dos fogos, e também a uma outra questão que pouca gente leva em consideração, que é a questão da alimentação”, declarou Rodrigo Macambira - Conselheiro Efetivo do CRMV-CE e especialista na área pet.

Cuidados com os Barulhos


Em relação aos barulhos é necessário atentarmos a algumas questões. Primeiro, é entender o costume do dia a dia do pet e sua adaptação a ambientes barulhentos, ou não. Leve em consideração pessoas falando mais alto, o som da TV no volume exacerbado, ou do som amplificado de caixas de som, entre outros. Eles são fatores que irão modificar a rotina do seu pet ? Caso a resposta seja positiva, é necessário que o animalzinho seja levado para um espaço mais fechado, calmo e que o tranquilize, na própria residência, ou em um local externo, a exemplo de hotéis pets.

Caso o seu cãozinho ou gatinho experimente o barulho de fogos e não tenha como se distanciar desse som (lembrando que a Lei nº 11.140 de 2021 estabelece a proibição do uso de fogos de artifícios barulhentos na cidade de Fortaleza), uma sugestão seria colocá-lo em um som ambiente, mais agradável, que possa mascarar o barulho externo e dos fogos.

Caso o animal seja idoso, tenha problemas de saúde, o cuidado com esses sons devem ser redobrado, pois o estresse causado pode colocar o animal em crise metabólica ou cardiovascular.


Alimentação


Salgados, pipocas, churrascos, bebidas, entre outros, são alguns dos alimentos que podem estar presentes nas festividades e, muitas vezes, cães e gatos acabam provando esses petiscos que não fazem parte de suas dietas. Para que a saúde deles seja assegurada, devemos ficar atentos. “Acontece comumente de cães e gatos ingerirem esses alimentos que normalmente não são das dietas deles e, com isso, podem sofrer intoxicações alimentares. Devemos observar e manter à distância deles também bebidas, ou qualquer tipo de substância atípica para que nada aconteça com seu pet”, completou o Médico-Veterinário.

Em muitos casos de intoxicação alimentar, os animais podem desenvolver quadros de diarreia, vômitos e hepatites secundárias, caso eles já tenham alguma predisposição ou fragilidade, sendo exatamente importante atentar para a questão da alimentação dos pets durante os jogos.Por isso, tenha atenção redobrada aos seus animais.


Opção de relax


Uma opção para tirar os seus animais do estresse causado pela festividade dos jogos são alguns canais a cabo que existem hoje em dia. Neles, além da programação que estimula a atenção nesse conteúdo, temos vantagens de que os sons emitidos mascaram um pouco os barulhos do mundo exterior.

Artigos relacionados
Pesquisadores encontraram, no Ceará, primatas infectados com o Zica vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Dra. Naylê Francelino Holanda Duarte. IN...
Continue lendo...
  Quer saber um pouco mais sobre o que tem saído nas mídias sobre o CRMV-CE, a Medicina Veterinária e Zootecnia? É só checar nosso Clipping do mês de Maio e ...
Continue lendo...
Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto...Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed fermentum pharetra luctus. Nullam sed ultrices ...
Continue lendo...