2BD3D688 44DC 4AA7 A376 F2E3BE3557A0

 

Nesta terça-feira (30/08), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) homenageou, em sessão solene no Plenário 13 de Maio, o Dia do Médico Veterinário no Brasil (comemorado em 9 de setembro) e o Dia Mundial do Protetor dos Animais (celebrado em 4 de outubro). Representando o Presidente do CRMV-CE, Dr. Francisco Atualpa Soares Júnior, esteve o Tesoureiro da Autarquia, Jarier de Oliveira Moreno. Durante a solenidade, 43 profissionais da área foram homenageados com certificados.

“Ficamos muito felizes com a devida homenagem aos profissionais médicos-veterinários realizada pela Assembleia do Estado. Hoje, no Ceará, temos aproximadamente 4.200 médicos-veterinários inscritos no Conselho, com cerca de três mil deles em atuação, que representa o quanto a Medicina Veterinária no Ceará está capilarizada”, declarou o tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE), Jarier de Oliveira Moreno.

F6271451 1E30 4EDB 8C45 615A2665383C


De acordo com o deputado Leonardo Pinheiro, requerente da solenidade, a atuação do médico-veterinário é ampla e vai desde o atendimento a animais domésticos e silvestres a ações para garantir a qualidade dos produtos de origem animal e a prevenção das zoonoses. “Quem escolhe a carreira é movido por fortes ideais, tem que ter a vocação, carinho e empatia pelos animais”, comentou o parlamentar.

Já o presidente da Sociedade de Medicina Veterinária do Ceará, Francisco Antonio Rocha Macedo, defendeu a criação de um piso salarial a fim de que a categoria seja de fato valorizada.

AD04E3CA F022 4D1D ACFB 881529611AFC

Para o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira, a história da instituição se confunde com o da Faculdade de Medicina Veterinária, que comemora em 2023 os 60 anos de criação. Ele ainda ressaltou a qualidade da formação desses profissionais e comemorou o fato do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias ter recebido nota 6 da Capes - em uma escala que tem no máximo a nota 7. Por fim, o vice-reitor informou que um novo curso de Medicina Veterinária da Uece está em implantação no município de Tauá.

Já o presidente da Academia Cearense de Medicina Veterinária (Acev), Francisco Bernardo Souza Carneiro, solicitou reflexão sobre o presente e futuro da profissão e lembrou que “hoje os médicos-veterinários têm um amplo campo de atuação com mais de 80 áreas”.

Participaram também da mesa da solenidade a presidente da Associação Clínicos Veterinários (Anclipeva-CE) e conselheira do CRMV-CE, Maria Alice Gonçalves; a diretora do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado do Ceará (Sinvet) e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Sindagri), Patrícia Gomes de Matos; e o assessor jurídico da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) Gustavo Vicentino, representando a presidente da instituição, Vilma Freire.

Artigos relacionados
De 4 a 8 de julho estiveram reunidos, na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília, cerca de 70 funcionários do Sistema CFMV/CRMVs,...
Continue lendo...
O CRMV-CE vem informar que, conforme prevê a Lei nº 5.517/68 do CFMV e as Resoluções do CFMV nº 948/2010 e 958/2010, o qual somos obrigados a cumprir sob pena d...
Continue lendo...
Solenidade de Entrega de Carteira bateu record de inscritos neste mês de agosto   O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) rea...
Continue lendo...