O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) lembra aos médicos-veterinários e zootecnistas da importância de realizar o protocolo profilático de pré-exposição para raiva. Ressalte-se que os profissionais têm direito à vacina, por serem considerados atuantes em situação de risco e exposição ao vírus. A ação visa resguardar a vida dos profissionais, após casos de raiva humana em Minas Gerais.
Em Fortaleza, a vacina pode ser aplicada em diversas Unidades de Saúde, devendo os profissionais se dirigirem às UAPS Carlos Ribeiro, Casemiro Filho, Paulo Marcelo, Anastácio Magalhães, Sobreira De Amorim, Valdevino De Carvalho,Roberto Bruno, Pedro Celestino, Maciel De Brito, Messejana * e Edmar Fujita (veja a lista a seguir). No interior do Estado, os profissionais devem procurar as unidades de saúde locais e se informarem sobre a disponibilidade do imunizante, ressaltando o direito dos profissionais à vacinação.
Aplicação da vacina
A vacina raiva (inativada) pode ser aplicada via Intradérmica (ID) Esquema vacinal: 2 (duas) doses, nos dias 0 e 7. Local de aplicação: antebraço ou na região de delimitação do músculo deltóide. Via Intramuscular (IM) Esquema vacinal: 2 (duas) doses, nos dias 0 e 7 . Não deve aplicar no glúteo.
MÉDICOS-VETERINÁRIOS E ZOOTECNISTAS TÊM DIREITO AO ACESSO À VACINA ANTIRRÁBICA EM UNIDADES DE SAÚDE
Artigos relacionados
A importância do médico veterinário na Saúde Pública e seu trabalho na ligação entre a saúde ambiental, humana e animal, a Saúde Única, foram temas escolhidos p...
Cabe a este Responsável Técnico as obrigações e responsabilidades da comercialização somente de produtos devidamente registrados nos órgãos competentes, obser...