D55BED04 464D 455B 9AF8 5A8E1DE76311


Diligências realizadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) e Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), resultaram nas apreensões de onze pássaros da fauna silvestre e de cinco gatos que viviam em situação de vulnerabilidade. As ofensivas ocorreram segunda-feira (14/12) e terça-feira (15/12), no bairro Montese e em Horizonte, respectivamente. Os trabalhos policiais contaram com o apoio ainda da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Fortaleza.


Na primeira ação, o grupo cumpriu um mandado de busca e apreensão após investigações acerca de animais que seriam maltratados no bairro Montese, em Fortaleza. A apuração iniciou logo após os agentes tomarem conhecimento sobre o fato. Durante a ação, cinco gatos, sendo três adultos e dois filhotes, foram resgatados de uma residência na região.


A atividade contou com o apoio do CRMV-CE, através da presença do vice-presidente do órgão, Dr. Daniel de Araújo Viana, e de fiscais, além do Centro de Zoonoses da Prefeitura de Fortaleza, para o adequado manejo dos felinos. Após serem apreendidos, os animais foram encaminhados para ficarem aos cuidados de uma voluntária mediante termo de fiel depositária. O caso segue sendo investigado pela DPMA.

Ainda durante a ofensiva, as equipes visualizaram um pássaro silvestre mantido em uma gaiola, na casa vizinha. No local, a proprietária não apresentou licença, permissão ou autorização do órgão ambiental competente. Diante disso, o animal foi apreendido, e a mulher responsável por ele, foi conduzida para a delegacia, onde um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental também foi lavrado.

Já a diligência de terça (15/12) teve o intuito de averiguar uma denúncia acerca de maus-tratos a animais da fauna silvestre em Horizonte (AIS 11). De posse das informações necessárias, as equipes diligenciaram até uma casa localizada no bairro Planalto da Galileia. No imóvel, dez pássaros foram localizados e apreendidos.

Artigos relacionados
   O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) divulga e apoia o Curso Intensivo de Ultrassonografia Abdominal e Pélvica em Pequ...
Continue lendo...
Caros médicos veterinários e zootecnistas, a veterinária cearense Bruna Pinto Coutinho foi indicada ao importante prêmio de Veterinário do Ano dado pela VETNI...
Continue lendo...
O CRMV-CE realizou a 156ª Solenidade de Entrega de Carteiras Profissionais da instituição, no dia 28/02, em modalidade virtual. O evento foi comandado pelo Pr...
Continue lendo...