Eleições2020

Com 75.78 % dos votos, a Chapa SAÚDE ÚNICA - INTEGRAÇÃO E COMPROMISSO foi a grande vencedora da Eleição para composição da Diretoria Executiva e Conselheiros Efetivos e Suplentes do triênio 2021/2024 do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE). O processo eleitoral aconteceu nesta terça-feira (17/11), quando às 9h da manhã foram abertos portões e acessos online para realização de votos e teve finalização do processo pontualmente às 17h. A apuração e auditória da eleição aconteceram até às 21 horas, quando foi conhecido o grupo representativo vencedor.

“Hoje é um marco histórico para o CRMV-CE. O pleito foi coroado com êxito e com um número bastante significativo de votos de médicos-veterinários e zootecnistas. Pela primeira vez, desde nossa criação, os profissionais puderam contar com o voto online. Parabenizamos todos, em especial, a instituição, pois temos absoluta certeza que esse marco será extremamente importante no desenvolvimento e avanços da medicina veterinária cearense”, declarou o atual presidente da instituição, Dr. Célio Pires Garcia que aproveitou para congratular os vitoriosos. “ Desejamos um grande abraço aos inscritos e muito sucesso a chapa recém-eleita”, completou.

c1c68cde a4db 4b16 8bf8 f9c2a65291ed

Representante da Chapa vitoriosa, o futuro presidente do Conselho, Dr. Francisco Atualpa Soares Junior compartilhou a alegria de receber a confiança dos votos nas urnas presenciais e eletrônicas, lembrando que a nova Diretoria trabalhará para o bem de todos. “A gente entra empolgado e tem uma perspectiva muito boa de fazer um trabalho em prol das classes, do crescimento das profissões, da valorização e aumento da visibilidade delas, mostrando cada vez mais para a sociedade o papel das profissões em todos os segmentos, como saúde, economia, e o quanto podemos trabalhar para o crescimento dos profissionais”, afirmou o futuro gestor agradecendo todos os inscritos e o CRMV-CE, em nome do Dr. Célio Pires Garcia, pela ótima condução do processo eleitoral.

9afdda8b 933a 4996 9635 0b671bbf78ba 1

Ao todo, o processo eleitoral contou com 1.441 votos. Desses, 1.092  foram para a Chapa vencedora. A transição para início das atividades da Nova Diretoria ocorre em janeiro de 2021. Já os Conselheiros da Chapa vencedora começam seus trabalhos em fevereiro do mesmo ano.

Conheça aqui a futura Diretoria Executiva e Conselheiros Efetivos e Suplentes do triênio 2021/2024.

Veja as principais propostas da Chapa vencedora.

Votações Online e Auditoria

7418cff5 c9e4 47d9 9e6b 993c1abd6a3d

O Pleito Eleitoral Online aconteceu mediante ao regulamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), através da Resolução 1.122 de 2016, que disciplina o processo de eleições online no Sistema CFMV/CRMVs. Essa legislação especifica que o CRMV responsável tem como dever e obrigação realizar licitação para contratação de empresa para a implementação e realização do voto online, além de outra organização isenta para realizar a auditoria do certame.

Todo o processo eleitoral do CRMV-CE aconteceu mediante a todas as avaliações e critérios de regularidade, o que possibilitou a confirmação da chapa vencedora e de todos os processos dessa eleição. Os inscritos receberam ainda o comprovante de votação online para confirmação da atividade.

Um dos médico-veterinários que escolheram votar online, Yllen Acioly Mesquita, contou que a novidade veio para somar. “Conheço alguns profissionais de outros Conselhos que já votavam online e achei um ganho importante para os inscritos. Nesse momento de pandemia, temos que nos resguardar, sendo uma opção fundamental. É importante podermos escolher entre as três opções, facilita muito”, declarou, informando que cada voto tem sua peculiaridade. “O presencial você pode reencontrar os amigos, a online e via correio possibilitam aqueles que moram longe ou estão trabalhando que votem também. Espero que nas próximas eleições possamos contar novamente com as três opções, para que cada um escolha o que for melhor para si”, disse o profissional celebrando a novidade.

Votação Presencial

5feb0d8a 646a 4956 9440 f0f9a996a1da

Para a modalidade de voto presencial, o CRMV-CE montou toda uma estrutura pensando no bem-estar e promoção da saúde de médicos-veterinários e zootecnistas. Já na entrada, os profissionais eram recebidos com coberta protetora contra o sol e tinham temperatura aferida por termômetro de infravermelho, só podendo entrar para votação caso fosse confirmado temperatura adequada e o uso de máscara protetora.

A fila era divida por sinalizações horizontais (no chão) para manutenção de distanciamento social e diversos totens e borrifadores de álcool em gel foram espalhados por toda a sede para a higienização de todos.

1ab2d2a0 e651 4b1d 9137 c66cab81d833

A limpeza dos espaços foi realizada constantemente durante todo o pleito, com a higienização das diversas áreas comuns e internas do órgão, para que a saúde de colaboradores do CRMV-CE e inscritos fosse resguardada.

Para o atendimento ao público, os profissionais do CRMV-CE contavam com máscaras, faces shields (protetores faciais) e álcool em gel em suas bancadas e mesas.

Presente na votação da modalidade in lócus, o Méd. Vet. Benedito Neilson Rolim contou o motivo de ter mantido a formatação de voto tradicional e suas impressões. “O voto presencial é uma maneira de prestigiar a classe, além de rever amigos e colegas de primordial valor. Para mim, participar do processo eleitoral é super importante, pois fortalece o sistema de democracia do nosso país, estado, município e da nossa profissão. Essa eleição presencial foi praticamente sem filas, tudo organizado. Parabéns a todos pelo processo eleitoral e organizadores, foi muito bem conduzida”, destacou.

 7bf492bb 9a10 4c4c 9a99 54f2bc64163a

Condução da eleição

A Eleição foi bastante tranquila, sem nenhuma ocorrência fora da normalidade e contou com uma adesão muito grande, tanto na modalidade online, onde inscritos puderam estar no conforto de suas casas, quanto no formato presencial, quando encontram amigos e colegas.

1237e07d 47f7 4c2c 9d83 0f63a1aa146b

Artigos relacionados
  O Presidente do CRMV-CE Francisco Atualpa participou de reunião temática do Grupo Gestor do Plano Nacional Estratégico de Erradicação da Febre Aftosa no Cear...
Continue lendo...
 Baixe o Guia das Eleições para seu Celular, Notebook, Tablet e dispositível móvel aqui! A eleição para composição da Diretoria Executiva e Conselheiros Efet...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou nos 10 e 11 desse mês encontro para dialogar sobre a necessidade de melhoria...
Continue lendo...