Entre os dias 02 e 06/12, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) sediou o II Encontro de Compras Eletrônicas do Sistema CFMV/CRMVs, que reuniu 12 funcionários da área de licitação da Região Nordeste. O CRMV-CE participou do encontro, com a presença do coordenador administrativo da instituição, Pedro Alves.

A ampla programação do encontro foi ministrada pela equipe de licitações e compras do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a legislação vigente e alinhar procedimentos atuais sobre compras públicas.

De acordo com o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, esses encontros são importantes para unificar o processo de aquisição de produtos e serviços. “Há uma necessidade dos regionais em receber capacitação e orientação sobre as compras governamentais e nos sensibilizamos quanto a isso. Queremos a aproximação do Sistema para, futuramente, fazermos aquisições em parceria”, afirmou. O presidente do CRMV-PE, Marcelo Teixeira, concorda: “É ótimo trabalharmos em prol da harmonização das rotinas administrativas do Sistema”, disse.

Na programação foi apresentada a legislação aplicável e da jurisprudência atualizada, bem como orientações quanto aos procedimentos das fases interna e externa de contratação. O treinamento ainda envolveu a apresentação operacional dos recursos do Comprasnet, portal de licitações e contratações promovidas pelo Governo Federal, utilizado pelo CFMV para os processos eletrônicos de aquisição, modalidade conhecida como pregão eletrônico, desde a habilitação do pregoeiro até um laboratório prático com a simulação de como realizar, desenvolver e concluir um pregão eletrônico.

Os participantes ainda tiveram treinamento dos procedimentos de outras ferramentas, como o Painel de Preços, que permite fazer pesquisa de preços de mercado; o Catálogo de Materiais e Serviços (CATMAT/CATSER) que auxilia na organização e na padronização dos itens de compras; e o Sicaf, que é o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores.

“Estamos compartilhando nosso conhecimento para permitir que os regionais possam aderir aos sistemas Siasgnet, dentre eles, o Comprasnet, bem como indicando medidas de boas práticas relativas a todo o procedimento de contratações públicas, desde o planejamento até a gestão de contratos”, destacou o pregoeiro do CFMV, Michel de Lima, um dos responsáveis pelo treinamento, juntamente com os outros dois pregoeiros do Conselho Federal, Francisco Alves Lopes Júnior e Vitor Hugo da Silva Ramos.

CRMV-CE

Pedro Alves, integrante do Conselho Veterinário do Ceará, concorda sobre o quão gratificante é o CFMV propor esse tipo de capacitação. “A partir de encontros como esse a integração dos regionais só tende a crescer. Eu vejo esse evento como uma oportunidade de padronização dos serviços, uma forma de desenvolvermos cada vez mais a área de compras e licitações dos regionais. Acho bastante válida a ferramenta que o Conselho Federal, nosso órgão de instância superior, está utilizando para formalizar essa padronização. Tão benéfico que espero que a iniciativa se estenda para todas as áreas de atuação do Sistema, o que ajudaria bastante no desenvolvimento dos regionais”, explica.

Artigos relacionados
Encontro possibilitará capacitação dos participantes no uso do Sistema de Cadastro (Siscad) A segunda etapa do Encontro de Usuários do Siscad do Sistema CFMV...
Continue lendo...
Veja o que saiu sobre a autarquia nas mídias durante o mês de maio de 2022: Veja aqui...
Continue lendo...
O Presidente do CRMV-CE, Francisco Atualpa, participou da 1ª Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMV's de 2022, que aconteceu nos dias 24 e 25/03,...
Continue lendo...