O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou, na última sexta-feira (08/11), o Seminário de Responsabilidade Técnica para Médicos Veterinários e Zootecnistas 2019, no Auditório da Unifametro -Campus Carneiro da Cunha. O importante evento capacita os inscritos para diversas áreas de atuação, trazendo conhecimento técnico, além de acesso a novos mercados de trabalho.
“Gostaria de chamar atenção de todos para lembrar que a figura do RT foi uma criação do Sistema, Conselho Federal e Conselhos Regionais para propiciar à sociedade produtos e serviços de qualidade. Paralelamente, cria oportunidade aos médicos veterinários e zootecnistas, agregando conhecimento e ampliando as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho”, afirmou Célio Pires Garcia, presidente do CRMV-CE.
O Gestor cearense aproveitou para compartilhar boas notícias. “Temos um seminário especial, pois, contamos com a presença do presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que abrilhanta a ação com seu conhecimento e presença. Anunciamos ainda que pretendemos fazer outros seminários de RT em instituições de ensino, que só no Ceará são dez, para que os alunos possam participar, ver as inovações e se inteirem do que acontece no mercado de trabalho”, completou.
As palestras se iniciaram com a apresentação da estrutura geral do Sistema CFMV/CRMVs, ministrada pelo presidente do CFMV, Francisco de Cavalcanti Almeida. O representante máximo da medicina veterinária nacional dividiu ainda outras questões relevantes. “Compartilho com vocês profissionais que o grande desafio hoje é manter o ensino das nossas profissões com qualidade. Só hoje, temos 404 cursos presenciais de medicina veterinária em atividade no país. Temos grande importância na cadeia econômica, no bem-estar humano e animal. É nosso dever agir para manter a qualidade dos nossos cursos, inclusive promovendo a discussão sobre questões como os riscos do ensino à distância”, declarou Francisco.
Em seguida, a psicóloga Dra. Marília do Nascimento Garcia informou e alertou sobre um tema caro a sociedade, o suicídio na profissão do Médico Veterinário, abordando causas e prevenção, como lidar com questões como depressão e a necessidade de acompanhamento profissional como forma de cuidar da doença.
O presidente do CRMV-CE, Dr. Célio Pires Garcia palestrou sobre a importância da responsabilidade técnica em esportes equestres, abordando a promoção do bem-estar animal durante a realização desses eventos. No local, destacou e reforçou a importância e obrigatoriedade do profissional para promoção dos cuidados e atividades adequadas, técnicas e ações a serem desenvolvidas.
Já o vice-presidente cearense, Dr. Daniel de Araújo Viana apresentou as atividades de perito em questões judiciais, através de situações reais e com ações profissionais, casos emblemáticos e desafios enfrentados pela área com objetivo de capacitar inscritos nesse novo campo de atuação.
As duas últimas palestras tematizaram a Responsabilidade Técnica em Supermercados e as Perspectivas no empreendedorismo na Medicina Veterinária. A primeira foi desenvolvida pela Méd. Vet. e presidente da Comissão Estadual de Vigilância e Inspeção de Alimentos do CRMV-CE Hellen Araújo Cavalcante.
De acordo com Luciana Magalhães Melo, coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Unifametro, a ação foi um sucesso. “Estamos muito felizes em poder receber esse evento. Nossos professores estão tendo oportunidade também de participar das palestras, os alunos antecipando o contato com assuntos que deverão ter que conviver durante toda sua vida. É algo muito enriquecedor”, completou.
O Seminário de RT de Fortaleza contou com aproximadamente 130 participantes, entre profissionais médicos veterinários, zootecnistas e alunos, que receberam capacitações voltadas a atualização de acordo com as novidades do mercado de trabalho.
IMPRESSÕES SOBRE O EVENTO.
Dra. Ellen Araújo - palestrante.
“É um prazer compartilhar a experiência que ao longo dos anos adquirimos tanto no meio acadêmico, quanto profissional. Momento em que o CRMV-CE oportuniza essa troca de conhecimentos, possibilitando que os inscritos possam inclusive conhecer outras áreas de atuação. Sem dúvidas o evento é um plus a mais para o fortalecimento profissional”
Denise Ferreira Maciel – Reitora da Unifametro
“Esse é um momento rico, aproxima os profissionais e capacita às necessidades do mercado. Esperamos que essa seja a primeira de muitas vezes que possamos receber Seminários do CRMV-CE. Muito importante essa aproximação, a faculdade está de portas abertas”.