Francisco Atualpa Presidente CRMV CE

O 9 de setembro celebra o Dia do Profissional Médico(a)-veterinário(a). A data remete ao Decreto Lei Nº 23.133 de 1933, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no Brasil. Hoje, 88 anos depois, nos deparamos com um novo Mundo, em que ainda não temos todas as respostas sobre o surgimento da pandemia, mas, que tem grande possibilidade que seja de um vírus de origem animal.

O momento exigiu mudanças no exercício profissional. Os avanços técnicos e científicos mostraram à sociedade a importância da Profissão no dia a dia.  Possibilitaram diversas conquistas ao País, como a evolução do status sanitário do agronegócio, nos consolidando como o maior país produtor de proteína animal do Mundo, status advindo de muito esforço, competência e organização da classe no seu mister diário.

Avançamos em todos os sentidos. Possibilitamos aos animais maior qualidade de vida, longevidade, acompanhamento clínico digno, alimento de qualidade e avanços tecnológicos. Através de todo esse conhecimento, chega a sua casa produtos de origem e qualidade que tem o nosso olhar, desde a produção dos animais, nascimento, criação e reprodução, na vigilância da qualidade dos produtos originados desses animais, nas matrizes fabris, que levam a nossa casa carne, ovos, leite, queijo, mel e tantos alimentos. E mais, estamos nos supermercados, garantindo essa qualidade, nos frigoríficos e nas vigilâncias estaduais e municipais, cuidando para que todo local que comercialize qualquer produto de origem animal o faça com rigor e qualidade para resguardar a saúde da população. 

Apesar disso, não podemos esquecer as lutas pela valorização profissional, qualidade do ensino e o reconhecimento público. Hoje, os governos têm estimulado escolas de medicina veterinária de baixa qualidade, o que pode representar um preço alto à sociedade em alguns anos.

O Médico Veterinário possibilita a melhoria da qualidade de vida e permite, através da tecnologia, promover a fixação do homem no campo, parafraseando o slogan do CFMV “Até onde você não vê o Médico Veterinário está presente”. 

Francisco Atualpa Soares Júnior - Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará – CRMV-CE

presidencia@crmv-ce.org.br

Artigos relacionados
  A MEDICINA VETERINÁRIA BRASILEIRA ESTÁ EM FESTA DIA 23 DE OUTUBRO – 50 ANOS DA LEI FEDERAL Nº 5.517 No inicio do século passado, já sob o regime republican...
Continue lendo...
PALAVRA DO PRESIDENTE - AGOSTO DE 2017 A palavra de ordem, hoje, é a do bem-estar animal. O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-CE),  dentro dos ...
Continue lendo...
PALAVRA DO PRESIDENTE – FEVEREIRO DE 2019   Inicio desejando aos Médicos-Veterinários, Zootecnistas e às Empresas devidamente inscritas e regularizadas ju...
Continue lendo...