d9798002 41b4 40cd beb9 0bfb3893877e

Ter um animal de estimação é o sonho de muita gente, mas algumas pessoas, por diversas questões, acabam não cumprindo o esperando quando se adota ou adquire um pet e podem abandoná-los em ruas, imóveis fechados, ou mesmo quando viajam, deixam os animais por longos períodos em casa sem nenhum cuidado. Tudo isso é crime de abandono.


Neste mês, o CRMV-CE aproveita o período do Dezembro Verde para alertar que abandonos a animais é crime, previsto em Lei.


“O CRMV-CE lembra que abandonar animais é crime. Só adote um animal caso tenha toda a certeza que poderá arcar com as despesas como vacinas, alimentação, lazer, cuidados diários e outras. Caso vá viajar, deixe-o com uma pessoa de confiança, ou em um hotel de animais. Abandonar, é crime. Mantenha o bem-estar do seu animal, conte sempre com o médico-veterinário para isso”, declarou Francisco Atualpa, Presidente do CRMV-CE.


A Resolução nº 1.236/2018 do CFMV definiu e caracterizou crueldade, abuso e maus-tratos contra animais, além de orientar a conduta de médicos-veterinários e zootecnistas diante de animais em situação de maus-tratos. O médico-veterinário tem papel importante na prevenção de práticas de abandono de animais por meio de orientação para a guarda responsável.


Já a legislação de crimes ambientais foi atualizada, com a aprovação da Lei nº 14.064/2020, com o aumentou da punição para pessoas que provocam maus-tratos a animais. Antes, a pena era de detenção de três meses a um ano e multa. Com a lei, passou para reclusão de dois a cinco anos, multa e a proibição de o agressor ter a guarda de animais.


Como Denunciar

 


Em casos de estabelecimentos registrados no CRMV-CE, a denúncia de maus-tratos pode ser feita diretamente ao nosso setor de fiscalização, através dos contatos fiscalizacao@crmv-ce.org.br e WhatsApp (85) 9.9127-2092. O denunciante deverá encaminhar todas as provas possíveis como: vídeos, fotos, conversas de WhatsApp, local do crime e os nomes dos infratores. Caso envolva médicos-veterinários ou zootecnistas, deve ser realizada denúncia ético-profissional.


Em relação aos maus-tratos realizados por outros civis, se você presenciou envenenamento, mutilação, agressão, qualquer tipo de rinhas, entre outras atitudes suspeitas, a animais de qualquer espécie, aqui inclui os domésticos, silvestre ou até os exóticos, é necessário ir à delegacia de polícia mais próxima para realizar o Boletim de Ocorrência (BO). O denunciante pode procurar o Ministério Público para realizar a denúncia. O Batalhão de Polícia Ambiental faz ações que combatem crimes de maus tratos e o telefone é (85) 3101-3545. Ou 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Artigos relacionados
Seguindo as orientações do Decreto nº 34.128, de 26 de junho de 2021, do Governo do Estado do Ceará que prorroga, no âmbito estadual, as medidas restritiv...
Continue lendo...
A edição impressa do jornal O Povo do dia 05/08/2016, publicou artigo do presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arr...
Continue lendo...
Veja aqui a galeria da Entrega de Carteiras Profissionais de Fevereiro de 2020....
Continue lendo...