As premiações mais tradicionais do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estão com indicações abertas. Até 31 de julho, o conselho está recebendo indicações de nomes de médicos-veterinários que tenham prestados relevantes serviços à ciência veterinária e ao desenvolvimento agropecuário do país para outorga do prêmio Professor Paulo Dacorso Filho. Já o Prêmio Professor Octávio Domingues reconhece os profissionais da Zootecnia que se destacaram contribuindo com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
Neste ano, serão realizadas duas edições das premiações, 2022 e 2023. Portanto, serão homenageados dois médicos-veterinários e dois zootecnistas.
Os nomes dos indicados devem ser enviados ao CFMV, pelo e-mail gabinete@cfmv.gov.br, acompanhados de currículo e/ou memorial e documentos que comprovem o merecimento.
As premiações são anuais e a análise dos candidatos é feita pela Comissão de Avaliação e Julgamento, constituída pelos conselheiros do CFMV. Os vencedores são definidos por voto, em sessão plenária, conforme estatutos dispostos na Resolução CFMV nº 677/2000 e Resolução CFMV nº 870/2007, alteradas pela Resolução CFMV nº 1.386, 16 de março de 2021.
Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho
O nome do prêmio é uma homenagem ao médico-veterinário Paulo Dacorso Filho, que dedicou sua carreira às principais causas da Medicina Veterinária e do CFMV, do qual foi integrante. Formado pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil, em 1934, recebeu o título de mestre em Patologia pela Universidade Wisconsin, Estados Unidos, em 1947.
Prêmio Octávio Domingues
O prêmio Professor Octávio Domingues é uma homenagem ao zootecnista que foi o primeiro professor do curso da Escola Superior de Agricultura do Pará, em 1918. Ele foi autor de diversos estudos de importância para o desenvolvimento da Zootecnia no Brasil.