O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), Dr. Francisco Atualpa Soares Júnior, e o Vice-Presidente da instituição, Dr, Daniel Viana, se reuniram com Júlio César Nogueira Torres, Diretor da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE), para dialogar sobre a inclusão de profissionais médicos-veterinário no quadro de colaboradores da instituição. O encontro acontece após o EDITAL N°01/2021 do órgão de peritagem judicial não inserir os profissionais citados nesse certame e o CRMV-CE ter solicitado retificação do documento.
Em diálogo, Júlio César Nogueira Torres declarou que neste momento, os profissionais médico-veterinários não podem participar do Edital citado, pois é necessário que seja implementada uma alteração da Lei do órgão de Perícia. Por tal motivo, o CRMV-CE irá alinhar medidas junto a PEFOCE para criar o cargo de perito veterinário e, assim, possibilitar que profissionais possam concorrer nos próximos editais.
Para sanar o problema durante a aprovação da Lei, o CRMV-CE discutiu também um convênio entre as instituições para que a PEFOCE possa credenciar médicos-veterinários para realizar perícias em animais, durante o período. Agora, a parceria passará por estudos e discussões para que seja colocada em prática.