O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) informa que se estende até o dia 31/05, a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A atividade faz parte da primeira etapa do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem como prioridade a etapa bovinos e búfalos de todas as idades.
“Lembramos que o produtor rural deve comprar a vacina em loja agropecuária inscrita no CRMV-CE e cadastrada na ADAGRI, solicitar e guardar a nota fiscal, submeter os animais à vacinação, e, uma vez que os tenham sido vacinados, deve encaminhar ao escritório da ADAGRI e órgãos parceiros a nota fiscal da compra da vacina e lista de animais vacinados, descriminando por sexo e faixa etária, para que possa ser feita a declaração da vacinação”, declarou Jarier Moreno, Tesoureiro do CRMV-CE e especialista na área.
A Febre aftosa afeta enormemente o comércio interno e externo de animais e seus produtos. Devido ao alto poder de difusão do vírus e aos impactos econômicos provocados pela doença, os países estabelecem fortes barreiras à entrada de animais suscetíveis e seus produtos oriundos de regiões com ocorrência da doença.
São esperados que sejam vacinados 2,7 milhões de animais em todo o estado.