O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), Dr. Francisco Atualpa, entregou o “Prêmio Pecuária Saudável – Educação e Comunicação para a Defesa Sanitária”, na tarde do dia 04/11, na Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE). O concurso teve a intenção de celebrar as iniciativas que vêm sendo realizadas, ao longo dos anos, e nunca foram catalogadas ou mesmo reunidas de uma forma mais abrangente. A honraria também foi dedicada a profissionais de reconhecido destaque no desenvolvimento das iniciativas premiadas. O reconhecimento foi promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e contou com o apoio do CRMV-CE.
“É com muita satisfação que entregamos a premiação nacional a dois projetos cearenses. Iniciativas como essas fortalecem a medicina veterinária regional e de todo o país. Os vencedores estão de parabéns”, declarou o Presidente Francisco Atualpa.
Na categoria Instituições Privadas, em 3º lugar, ganhou o projeto A Literatura de Cordel na Educação Sanitária, desenvolvido pela UniNordeste Caucaia – da cidade de Caucaia do Estado do Ceará.
Já na categoria Instituições Privadas, no Prêmio Destaque foi agraciada a Professora Dra. Vanessa Porto Machado, pelo projeto A Literatura de Cordel na Educação Sanitária, vinculado à UniNordeste Caucaia – da cidade de Caucaia, Ceará.
"Sinto-me extremamente lisojeanda pelo reconhecimento da relevância de uma de minhas obras. Pois representei o Nordeste, a educação e a cultura local. O conhecimento científico pode ser transmitido através da poesia. Precisamos descomplicar a forma de ensinar! Aprender pode ser leve e divertido", disse a Professora.
Os critérios de avaliação foram relevância, aplicabilidade, inovação, qualidade e resultados.É importante destacar que a organização do concurso foi feita por duas comissões distintas: uma organizadora e uma avaliadora, que trabalham de forma independente.
Ao todo, foram 49 inscritos, provenientes de 14 instituições privadas; 34 Instituições públicas e 1 Instituição do terceiro setor.
A Premiação
Concorreram programas, projetos ou ações nas categorias instituição pública, instituição privada e instituição do terceiro setor que apresentem boas práticas em desenvolvimento ou desenvolvidas em todo o Brasil, na área de saúde animal.
A honraria também foi dedicada a profissionais de reconhecido destaque no desenvolvimento das iniciativas premiadas – até um por categoria, desde que essa indicação tenha sido definida no ato da inscrição do projeto e que esse projeto seja premiado.