Durante junho é celebrado o mês da visibilidade LGBTQIA+ e o CRMV-CE aproveita o período para reforçar a importância do respeito às diferenças e lembrar que a homofobia e a transfobia são crimes.
“Fui convidada para falar sobre o mês de representatividade do movimento LGBTQIA+ e fico honrada de poder abordar esse assunto, que é tão importante quanto nossas vidas. Sou a primeira mulher trans/travesti de muitas que queriam também estar na universidade de medicina veterinária, se formando, mas nem todas tem a mesma oportunidade. A vida continua e o preconceito também. Mas, espero que outras pessoas, como eu, se espelhem e sintam que são capazes também de alcançar esses espaços e profissões na sociedade”, declarou a médica-veterinária Raya Teixeira, uma das primeiras médicas-veterinárias trans do país, que aproveitou o momento para congratular a comunidade LGBTIA+. “Hoje, celebro a vida de todas que sobrevivem a esse mundo e conseguem quebrar as adversidades contra nós. Fazemos isso com a força do amor que emana em nós! Feliz dia”, completou.
A data é o marco-zero da luta pelos direitos LGBTIA+ nos EUA e no mundo, pois foi nesse período em 1969, nos EUA, que ocorreu uma das mais importantes rebeliões da história por direitos civis da causa Gay, conhecida como a Rebelião de Stonewall.
O CRMV-CE tem orgulho dos profissionais médicos(as)-veterinários(as) e zootecnistas (as), indiferente da sua orientação sexual e identidade de gênero e reforça que qualquer tipo de preconceito é crime!
Temos convicção que só através do respeito às individualidades podemos nos tornar uma sociedade mais justa e forte.