WhatsApp Image 2021 05 18 at 19.14.38

Nesta terça (18/05), O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) encaminhou ofício, à Secretária Municipal da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, solicitando a continuidade na vacinação prioritária de Médicos-Veterinários, de acordo com o que preconiza Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a COVID-19. A ação ocorre após recebimento de inúmeras denúncias em que médicos-veterinários foram proibidos de se imunizar na Capital, por interpretação errônea da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB/CE), relativa ao Ofício 57/2021 do Ministério da Saúde, que dispõe os grupo que não serão contemplandos na vacinação prioritária contra a COVID-19.

Ressaltamos que, o Ofício 57/2021 do Ministério da Saúde dispõe que não serão contemplados nos grupos prioritários profissionais que trabalham em estabelecimentos de saúde animal tais como: recepcionista, atendente, segurança, dentre outros. Em nenhum momento, o Ministério se referiu ao profissional da saúde Médico-Veterinário.

Lembramos ainda que, em tal documento, o Ministério da Saúde não excluiu a vacinação prioritária do profissional de Saúde Médico-Veterinário, ele apenas alterou a ordem conforme a disponibilidade de doses.

O CRMV-CE ressalta que as interpretações da CIB-CE são estritamente locais em desacordo até com alguns Estados, como o Rio de Janeiro, que está mapeando hospitais de todo o estado que estejam atendendo pacientes com o novo coronavírus e vacinará todos os trabalhadores da Saúde desses lugares por conta própria. A decisão foi tomada depois que as prefeituras de parte dos 92 municípios ignoraram trabalhadores da linha de frente e avançaram na vacinação dos idosos. “O estado está garantindo aos trabalhadores de saúde o seu direito, que está definido no Programa Nacional de Imunização. Vamos acelerar o processo, já que as prefeituras escolheram uma estratégia fora do PNI”, disse à rede CNN o secretário estadual da Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Chaves.

A CIB-CE, ainda, de forma unilateral e sem fundamentação alterou a ordem dos profissionais de saúde da vacinação em contrapartida do que foi determinado no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid, e, o resultado disso é que o CRMV-CE vem recebendo inúmeras denúncias de profissionais Médicos-Veterinários, que estão sendo impedidos de se vacinarem em todo o Estado do Ceará, com relatos ainda que estão sofrendo humilhações em público e sendo discriminados.

Portanto, reiteramos o pedido de que seja respeitado o Plano Nacional de Vacinação contra Covid e que o profissional Médico-Veterinário seja incluído imediatamente na relação de vacinação no Estado do Ceará sem critérios discriminatórios.

Artigos relacionados
    O Presidente do CRMV-CE, Daniel Viana, faz parte da Comissão Permanente do Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinár...
Continue lendo...
  A Faculdade de Medicina Veterinária da UECE informa que o Curso de Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal e Noções em Encefalo...
Continue lendo...
Artigo aborda sobre a Leishmaniose, que continua sendo uma ameaça à saúde pública no Brasil A edição impressa do jornal O Povo  do dia 05/08/2016, publicou a...
Continue lendo...