Estão abertas inscrições para o concurso de oficial médico-veterinário do Exército Brasileiro. Ao todo, são duas vagas para esses profissionais e o processo seletivo será realizado em todo território nacional. Poderão se candidatar médicos-veterinários diplomados por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
As inscrições vão de 17 de junho a 5 de agosto de 2020, com prova realizada em 13 de setembro de 2020. A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), em Salvador, é responsável pelo concurso, mas o curso será realizado no Rio de Janeiro, na Escola de Saúde do Exército (EsSEx), junto com os demais cursos de formação de oficiais médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros.
A duração é de, aproximadamente, 35 semanas. No final do curso, será declarado 1º tenente, sendo classificado em uma Organização Militar, conforme seu desempenho escolar final. O progresso da carreira o conduzirá, após aprovação nos cursos de habilitação exigidos, ao posto final de coronel.
A idade máxima para admissão é de 32 (trinta e dois) anos de idade, em 31 de dezembro do ano da matrícula, isto é, em 2021. Além da prova intelectual o candidato é submetido a inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e comprovação de requisitos para habilitação.
A renovação de seus quadros permite ao Exército manter a continuidade dos trabalhos executados, elevando o padrão sanitário de sua tropa e de seus animais. Além disso, ganha a Medicina Veterinária como um todo, por conta da oferta de novas oportunidades de trabalho
O edital completo com as matérias da prova e demais informações pode ser obtidos aqui.