logo crmv ce

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou um novo regulamento técnico sobre os procedimentos de fabricação e emprego de produtos destinados à alimentação animal com medicamento. O texto integra a Instrução Normativa nº 14, publicada nesta sexta-feira (8/7) no Diário Oficial da União (DOU), e entrou em vigor a partir dessa data. Os profissionais que trabalham com a produção, a comercialização ou o uso desse tipo de produto terão um ano para se adequar ao novo modelo.

O regulamento vale para todos os estabelecimentos que fabricam, importam e comercializam produtos com medicamentos da classe dos antimicrobianos e antiparasitários destinados a animais produtores de alimentos. Os produtores desse tipo de produto devem estar previamente autorizados pelo MAPA, que é o responsável pela fiscalização dessa atividade.

A norma lista todos os procedimentos de fabricação, registro, identificação e armazenamento que devem ser seguidos por esses estabelecimentos. As regras procuram evitar problemas como a contaminação cruzada e asseguram que todos os produtos com medicamento sejam comercializados com a devida identificação e as instruções de uso adequado. Os fabricantes também devem manter os registros de produção e comercialização desses produtos em arquivos que permitam a rastreabilidade dos lotes por, no mínimo, dois anos.

Alguns dos procedimentos listados na nova instrução normativa também dizem respeito ao uso desses produtos, e devem ser seguidos por médicos veterinários e pelos proprietários dos animais. Assim como no antigo regulamento, o novo texto ressalta que os produtos destinados à alimentação animal com medicamento de uso veterinário somente podem ser comercializados medicante prescrição de um médico veterinário.

Confira aqui o novo regulamento na íntegra.

Artigos relacionados
[calameo code=0033159288e6644e88f67 width=600 height=694]...
Continue lendo...
Ação possibilitou ampliação de conhecimentos na área a estudantes e médicos veterinários    Dentro das atividades promovidas pelo Conselho Regional de Medi...
Continue lendo...
Às vésperas da Câmara Nacional de Presidentes, presidentes de Conselhos Regionais de Medicina Veterinária estiveram na sede do CFMV e acompanharam alguns mome...
Continue lendo...