Doença pode ocasionar diversas riscos à saúde do animal.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), Dr. Célio Pires Garcia, prestigiou, na manhã de hoje (26/02), evento de esclarecimento sobre a Leishmaniose Canina, no auditório central de Universidade Estadual do Ceará (UECE).
A atividade, promovida pela Faculdade de Veterinária, acontece durante todo o dia e busca informa alunos e sociedade sobre risco, tratamentos e cura da doença no contexto canino. A ação está sob coordenação da prof. Med. Vet. Maria Verônica Moraes.
A leishmaniose canina é causada pelo parasita denominado Leishmania infantum que se localiza, sobretudo, na medula óssea, nos gânglios linfáticos, no baço, no fígado e na pele. O cão é o principal hospedeiro e hospedeiro reservatório.
A enfermidade pode causar aumento dos gânglios linfáticos, crescimento exagerado das unhas, perda de pelo, úlceras e descamação da pele, emagrecimento, atrofia muscular, sangramento nasal, anemia, alterações dos rins, fígado e articulações, entre outros. No entanto, a Leishmaniose canina apresenta diferentes sinais clínicos e diversos graus de gravidade, podendo estar associada a outras doenças concomitantes.