Falso médico veterinário atuava em petshop no bairro Conjunto Esperança.
Graças à atuação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), foi detido, na manhã da última segunda-feira (27/07), o primeiro suspeito de prática de falso profissional em medicina veterinária no Estado nesta nova gestão.
A irregularidade acontecia na região do Conjunto Esperança, onde o falso profissional realizava de forma deliberada e errônea práticas da medicina veterinária em um petshop no bairro fortalezense, além da prática da prescrição de receituários.
De acordo com o presidente do CRMV-CE, Dr. Célio Pires, esse momento se apresenta como uma ação histórica para a categoria. “Este é o marco inicial para combatermos os falsos profissionais que, infelizmente, existem em nosso estado. O grande objetivo do conselho é a defesa intransigente da sociedade. Defendemos a sociedade e combatemos os falsos e maus atuantes. Quando combatemos os dois segmentos, defendemos a saúde pública e a segurança alimentar da população “ declarou.
A ação que levou a detenção, foi consagrada através de denúncia, junto a este conselho, como informou o assessor jurídico do CRMV-CE, Cyro Régis. “ Após recebimento de denúncia, que informava atuação de atividade de falso profissional, fizemos a verificação do ocorrido, inclusive com visualização do cadastro nos sistemas dos conselhos de medicina veterinárias de todo o país. Com a observação da irregularidade, encaminhamos o caso à Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará, onde o suspeito foi detido no dia 27 e encaminhado à delegacia, respondendo, agora, processo pela contravenção”, afirmou o advogado.
A denúncia gerou um processo, junto à Delegacia de Defraudações e Falsificações, possibilitando que o falso profissional fosse detido, por exercer a medicina veterinária sem ter nenhuma formação para tal, colocando em risco animais e proprietários.