WhatsApp Image 2024 12 04 at 11.00.25

Em comemoração ao Dezembro Verde, mês dedicado ao combate ao abandono animal, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) lança uma campanha de conscientização nas redes sociais. Com post informativos no Instagram, a campanha visa alertar a população sobre a importância do cuidado e do respeito aos animais, destacando as consequências legais e morais do abandono, e estimulando a adoção responsável.

O abandono de animais é um problema sério que afeta milhares de pets todos os anos. Além de ser um ato de crueldade, é uma prática ilegal conforme as leis brasileiras. A Lei Federal nº 9.605/98, que trata dos Crimes Ambientais, e a Lei nº 14.064/20, que aumenta as penas para maus-tratos a cães e gatos, são fundamentais para a proteção dos animais no Brasil.

“O Dezembro Verde é uma oportunidade para reforçarmos a importância da responsabilidade e do respeito aos animais. Abandonar um pet é um ato de crueldade que deve ser combatido. Queremos conscientizar a sociedade sobre os direitos dos animais e a necessidade de denunciarmos qualquer tipo de maus-tratos,” afirma o presidente do CRMV-CE, Daniel Viana.

A campanha contará com postagens no Instagram do CRMV-CE, informando sobre as legislações vigentes, as formas de denunciar maus-tratos e abandonos, e promovendo a adoção responsável. A participação e o engajamento da população são essenciais para que possamos construir um mundo mais justo e humano para os nossos animais.


Como Denunciar:

Em casos de estabelecimentos registrados no CRMV-CE, a denúncia de maus-tratos pode ser feita diretamente ao nosso setor de fiscalização, através dos contatos fiscalizacao@crmv-ce.org.br e WhatsApp (85) 9.8756-8650. O denunciante deverá encaminhar todas as provas possíveis como: vídeos, fotos, conversas de WhatsApp, local do crime e os nomes dos infratores. Caso envolva médicos-veterinários ou zootecnistas, deve ser realizada denúncia ético-profissional.

Em relação aos maus-tratos realizados por outros civis, se você presenciou envenenamento, mutilação, agressão, qualquer tipo de rinhas, entre outras atitudes suspeitas, a animais de qualquer espécie, aqui inclui os domésticos, silvestre ou até os exóticos, é necessário ir à delegacia de polícia mais próxima para realizar o Boletim de Ocorrência (BO) ou registrar o registro de forma eletrônica (BO Eletrônico - https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/del_vir_new.jsp ). O denunciante pode procurar o Ministério Público para realizar a denúncia. O Batalhão de Polícia Ambiental faz ações que combatem crimes de maus-tratos e o telefone é (85) 3101-3545. Ou 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Para mais informações, siga o CRMV-CE no Instagram @crmvce e participe dessa causa tão importante.

Artigos relacionados
Precisando falar sobre questões de Registro & Cobrança? Você pode falar conosco de duas formas. A primeira através do nosso Chatboot no nosso site https...
Continue lendo...
DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO (os documentos, excetos os requerimentos, deverão ser apresentados em fotocópia autenticada ou fotocópia ...
Continue lendo...
Caros médicos veterinários e zootecnistas, a veterinária cearense Bruna Pinto Coutinho foi indicada ao importante prêmio de Veterinário do Ano dado pela VETNI...
Continue lendo...