Durante todo o mês de outubro, o CRMV-CE realiza a Campanha Outubro Rosa, como uma forma de alertar a população sobre os riscos do câncer de mama.
O principal alvo da mobilização social são as mulheres, mas a ação também é importante para a saúde animal: estima-se que a incidência de câncer de mama em cadelas seja de 45%, e que aproximadamente 30% das gatas sejam diagnosticadas com a doença.
Os tutores devem ficar alerta para o aparecimento das lesões, que podem ser únicas ou múltiplas. As neoplasias têm tamanhos variando de milímetros a vários centímetros, e podem acometer uma ou mais glândulas. O exame feito por um médico-veterinário vai revelar se o tumor é benigno ou maligno. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura para o animal.
“O médico-veterinário é o único profissional capaz de dar o exato resultado e encaminhamentos para a prevenção e combate do câncer de mama em animais. Leve sempre o seu animal ao veterinário. É ele quem pode estabelecer o diagnóstico precoce dessa e de tantas outras doenças”, declarou Francisco Atualpa, Presidente do CRMV-CE.
Cor-de-rosa
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama nas mulheres. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Recentemente, o mês tem sido usado como um período de alerta para que os proprietários evitem a doença em animais. Esse é o terceiro ano da Campanha Nacional de Prevenção Contra o Câncer de Mama em Animais de Companhia.