O CRMV-CE compartilha os dados da operação para a promoção do bem-estar de animais atingidos pelas fortes chuvas do Sertão Central do Ceará. A ação ocorreu entre os dias 30/03 e 03/04 e os trabalhos envolveram busca ativa, vistorias e atendimentos médicos-veterinários, além de articulação com Prefeituras de cidades como Milhã e Senador Pompeu, para a prestação de atendimento aos animais atingidos pelo fenômeno da natureza.
“A operação foi um sucesso e, com o apoio do GRABH, conseguimos prestar um serviço médico-veterinário especializado a esses animais que sofreram durante o período das fortes chuvas. Para nós, é uma grande satisfação poder contribuir de forma direta com o bem-estar animal. Agradecemos a ajuda e a sensibilização de todos”, declarou Francisco Atualpa, Presidente do CRMV-CE.
Com apoio do CRMV-MG e do Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte - GRABH, articulado pelo presidente do CRMV-CE para atuar nos desastres que ocorreram no município de Milhã e regiões próximas, foi possível contabilizar o número de animais atingidos de forma direta, totalizando 61 vítimas, sendo 40 suínos, 20 bovinos, 1 equino e 1 canino. Foram ainda realizados atendimentos médico-veterinário a 54 animais vítimas de forma indireta da catástrofe, contendo, 50 felinos e 4 caninos.
Participaram das equipes de socorristas os médicos-veterinários Aldair Junio Woyames Pinto, Paloma Ambrosio de Almeida, os estudantes de Medicina Veterinária Isadora Estefany Ribeiro Macena, Eduardo de Almeida Colen, Lara Diniz Pereira. Do CRMV-CE estiveram presentes na ação o Presidente da instituição, Francisco Atualpa, e os Fiscais Carlos Freitas e Régis Muniz.