O CRMV-CE compartilha formulário de Pesquisa do aluno de doutorado da Universidade Federal Fluminese, Thomas Salles, sobre o uso de antimicrobianos prescritos por médicos-veterinários registrados no conselho. Caso possa contribuir, o link e informações sobre a pesquisa estão a seguir.
RESUMO:
A resistência antimicrobiana é um problema global e representa uma séria ameaça à saúde humana e animal. Os médicos-veterinários são responsáveis por prescrever e supervisionar o uso de antimicrobianos em animais e uma variedade de fatores extrínsecos e intrínsecos, relacionados aos medicamentos, à experiência profissional, ao manejo dos animais e ao tutor podem influenciar nesta prescrição. Sendo assim, o objetivo deste estudo é identificar os fatores que influenciam a prescrição de antimicrobianos por médicos veterinários e caracterizar a percepção sobre a correlação entre o uso de antimicrobianos e resistência antimicrobiana por esses profissionais.
Os dados serão obtidos pela disponibilização e preenchimento de um formulário online aos médicos veterinários e produtores atuantes na produção animal em diversos estados do Brasil contendo questões para caracterizar o perfil do médico veterinário identificar os antimicrobianos mais frequentemente prescritos e a finalidade e critérios de escolha, e pesquisar o nível de conscientização a respeito da necessidade de controle da resistência antimicrobiana por esses profissionais.
Este estudo espera produzir dados que possam ser utilizados na criação de medidas educacionais e de controle que minimizem a resistência antimicrobiana no âmbito da medicina veterinária.
Link: https://forms.gle/9PvuQc3ACcnah1Qu7