WhatsApp Image 2022 03 07 at 15.13.03 1

 

A Profa. Dra. Salette Lobão Torres Santiago é Graduada pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (EV/UFMG), em 1986. Possui especialização em Epidemiologia em Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais; mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciência Animal pela EV/UFMG. No início de sua carreira profissional, exerceu atividades no CEDAVI – Centro de Diagnóstico Avícola S/C e na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PMBH) na área de Vigilância Epidemiológica.

Posteriormente, trabalhou na Universidade Estadual do Ceará (UECE), como professora da disciplina Doenças Infecciosas Veterinárias da Faculdade de Veterinária, no período de 1995 a 2020, data em que requereu sua aposentadoria. Nesse período, além de ministrar aulas na graduação, realizou atividades de administração como Vice-Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Coordenadora do Laboratório de Doenças Infecciosas Veterinárias, Coordenadora de Estágio Curricular Obrigatório (ECO/FAVET/UECE), Coordenadora do Núcleo de Aperfeiçoamento e Estágio (NAE/FAVET/UECE), membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE/FAVET/UECE), membro do Conselho de Faculdade (FAVET/UECE) e Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE.

Orientou alunos no Programa de Monitoria, Iniciação Científica, em Trabalhos de Conclusão de Curso e no Mestrado Profissional em Ciências Avícolas. Fez parte da equipe de instrutores para ministrar os Cursos de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal ofertados pela FAVET/UECE para Médicos-Veterinários.

Foi Professora homenageada pelo Centro Acadêmico 9 de Setembro da FAVET/UECE nos anos de 2005 e 2011, por sua dedicação e profissionalismo. Além de Secretária-Geral, nas gestões 2015-2018 e 2018-2021, do CRMV-CE, onde também participou como membro da Comissão de Educação em Medicina Veterinária.  Sua vida profissional sempre foi pautada na ética, respeito e responsabilidade.

“Ao longo dos anos as mulheres têm lutado para acabar com o preconceito e provar para a sociedade, que elas são tão competentes quanto os homens, e podem exercer funções, que antes eram estritamente masculinas, em pé de igualdade. Cada vez mais, as mulheres ocupam um espaço maior na Medicina Veterinária, conseguindo se adaptar com muita garra, determinação, competência e força de vontade, derrubando o mito de fragilidade e, ao mesmo tempo, se tornando uma excelente profissional. Parabéns a todas as Médicas Veterinárias que contribuem para a valorização e o engrandecimento da classe”, declarou a Profa. Dra. Salette Lobão.

Artigos relacionados
O Presidente do CRMV-CE, Francisco Atualpa, se reuniu com o  Presidente da Associação de Buiatria do Ceará, Dr. Kolowyskys Dantas,e os representantes da insti...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) irá à cidade de Milhã com equipe de médicos-veterinários para avaliar a situação e pr...
Continue lendo...
NOTA DE FALECIMENTO   É com pesar que comunicamos o falecimento do ex-presidente do CRMV-RJ, Dr. Eduardo Batista Borges. O velório ocorrerá nesta terça-feira ...
Continue lendo...