O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou, no dia 29/04, em Iguatu, a palestra A Segurança Alimentar dos Produtos de Origem Animal (PROPOA).
A atividade, desenvolvida em conjunto com o Ministério Público do Ceará (MPCE), através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), tem como objetivo orientar consumidores, produtores e comerciantes sobre a importância de produzir e consumir alimentos seguros, com a finalidade de garantir e preservar a saúde da população.
“Essa parceria leva ao povo do Ceará esclarecimentos sobre segurança alimentar dos produtos de origem animal, sendo extremamente importante, tendo em vista que o Conselho já desenvolve papel na fiscalização de abatedouros e matadouros frigoríferos, para que possamos ter um alimento de qualidade, e ela atinge, através da conscientização, os diversos elos produtivos e consumidores”, afirmou Célio Pires Garcia, presidente do CRMV-CE.
A ação contou com a participação da Dra.Adrianne Paixão Cruz, membro da Comissão Estadual de Vigilância Sanitária e Inspeção de Alimentos do Conselho cearense.
Também são parceiros da atividade o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará (Seapa) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).
PROGRAMA DE PROTEÇÃO E DEFESA DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
Com viés educativo, o Propoa foi lançado em 4 de setembro de 2018 e tem como objetivo orientar os consumidores, produtores e comerciantes sobre a segurança dos alimentos de origem animal e a correta procedência e identificação dos produtos, visando à integridade da saúde da população e a diminuição da incidência de produtos de origem animal clandestinos no Ceará. No ano passado, foram realizadas palestras em Camocim, Caucaia, Fortaleza, Granja, Limoeiro do Norte, Maranguape e Morada Nova, além do desenvolvimento de cartilha de orientação temática.
Consulte aqui a cartilha do Propoa