O CRMV-CE promoveu, por intermédio da Comissão Estadual de Saúde Única, reunião para definir as ações primordiais a serem executadas nesta área, na última sexta-feira (29/03), na sede do órgão. No encontro, foi instituído programa de ações que tem como objetivo o fortalecimento das atividades de médicos veterinários dentro da saúde pública no Ceará.
“Compreendendo a importância da Saúde Única, tanto para a medicina veterinária quanto à sociedade, a Comissão se reuniu para debater os principais pontos a serem desenvolvidos em 2019. Elencamos aquelas atividades que serão nosso enfoque e norte para enrobustecer esse importante campo de atuação e a sociedade”, afirmou Naylê Holanda, presidente do grupo assessor.
Dentre os apontamentos, foram definidos a realização da segunda edição do Seminário de Saúde Única, consagrado em sua primeira versão; Realização de visitas em universidades, que contam com o curso de medicina veterinária, quando serão apresentados os objetivos da Comissão, encontro e debates temáticos com alunos sobre mais essa opção de atuação dos inscritos;
Também foi incluído visitas à Promotoria de Defesa da Saúde Pública para sensibilizar os promotores sobre questões relativas à atuação de médicos veterinários na área, o controle da Leishmaniose, assessoramento e amparo científicos temáticos e importância do profissional dos médicos veterinários na saúde pública, e os principais desafios enfrentados; A criação de um boletim com diagnóstico situacional sobre a Leishmaniose no estado , dos casos humanos e animais, também foi inserido dentro da agenda anual.