O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou, nesta sexta-feira (08/03), Solenidade de Entrega de Carteiras em homenagem a todas as profissionais inscritas na instituição pelo dia Internacional de Mulher. A atividade aconteceu no Auditório dos Órgãos Colegiados da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e celebrou a entrada de 23 novas médicas veterinárias e uma zootecnista no mercado de trabalho da região.
“Resolvemos homenagear todas as médicas veterinárias e zootecnistas do Brasil, especialmente as do Ceará e as novas profissionais que estão assumindo as profissões hoje. Desejo que exerçam as atividades com muita dignidade e competência, engrandecendo, cada vez mais, nossas áreas de atuação”, afirmou Célio Pires Garcia, presidente do órgão.
Durante a solenidade, foram reverenciadas como pioneiras na medicina veterinária e zootecnia do Ceará as primeiras inscritas da instituição, sendo elas a médica veterinária Helsyne Azevedo Ponte, ( inscrição CRMV – 003, em 02/11/1969) e a Zootecnista Renalvia Leandro Peixoto (CRMV – 01728, em 01/05/1982). Logo após, os novos profissionais receberam informações sobre o Conselho, Diretoria e fases dos processos administrativos do CRMV-CE.
Foi abordado ainda temas como o da vaquejada, Leishmaniose Visceral Canina, mutirão de castração e consultas populares, etapas de instauração de processos Ético-Profissional-PEP e o combate aos falsos profissionais.
Sobre o Responsável Técnico, foi lembrado das funções e as dificuldades enfrentadas por esse em seu trabalho, quando foi compartilhado, também, os direitos e deveres da profissão, além da importância e obediência ao código de ética profissional.
Presente na solenidade, Patrícia Facó, Tesoureira de CRMV-CE, contou que é com satisfação que o Conselho recebe essas novas profissionais, lembrando dos desafios a sem enfrentados. “Elas vão encontrar as dificuldades do mercado de trabalho, mas a mulher tem fibra, esperança, fé e se dedica. As nossas profissionais são apaixonadas pelo que fazem e o que temos visto, no dia a dia, é que desempenham as profissões com amor, exímio desempenho, sendo bem-sucedidas. Desejo a todas essas novas mulheres da instituição boa sorte e que usem tudo o que aprenderam ao longo da vida acadêmica no exercício da profissão para termos mulheres à frente do tempo”, disse.
Além das 24 novas inscritas, receberam o documento profissional 16 médicos veterinários e um zootecnistas nessa solenidade.
Novas profissionais e expectativas
Arícia Débora Vasconcelos Fonsêca – médica veterinária.
“Como mulher, espero representar as profissionais de forma de destaque, zelando por tudo que aprendi, me dedicando ao máximo para me tornar referência. Tudo isso com amor e gosto, pois foram cinco anos lutando para estar aqui hoje. É muito gratificante e emocionante receber a carteira, sabendo do peso dela e de representar a profissão enquanto mulher”.
Michely Chaves Martins – zootecnista
‘Como representante da zootecnia digo que esse é um momento de extrema importância para colocar em práticas as atividades regulamentadas. Hoje, é um dia para a gente celebrar enquanto Mulher, pelo seu dia, e também pelo início de uma carreira como profissional em zootecnia”.
Veja a galeria de fotos da solenidade no Facebook do Conselho.